Uma operação integrada entre o Comando de Operações de Divisas (COD) e a Receita Federal resultou na apreensão de uma grande quantidade de anabolizantes proibidos no Brasil. A ação aconteceu nesta sexta-feira (14), em Goiânia.
De acordo com as autoridades, foram confiscados 36 frascos de substâncias ilegais, que foram encaminhados à Receita Federal para os devidos procedimentos. O caso segue sob investigação.
Risco à saúde
O uso de anabolizantes sem indicação médica pode causar sérios danos à saúde, e o perigo é ainda maior quando as substâncias são produzidas clandestinamente. Especialistas alertam que esses produtos podem conter componentes altamente tóxicos para o fígado, rins e coração.
Entre os problemas causados pelo uso irregular desses hormônios estão: infarto, arritmia, insuficiência cardíaca, trombose, hepatite medicamentosa, tumores no fígado, além de impactos na fertilidade e libido.
Mulheres podem sofrer com masculinização, engrossamento da voz e irregularidade menstrual, enquanto homens enfrentam riscos de infertilidade, impotência e crescimento de mamas. Além disso, há impactos psicológicos, como irritabilidade, ansiedade e depressão.
De acordo com a Anvisa, a venda de anabolizantes é permitida somente em farmácias e drogarias devidamente regularizadas e mediante apresentação de receita especial. Qualquer medicamento anabolizante que não esteja autorizado pela Anvisa é um produto ilegal. Quadrilhas tentam burlar a proibição de venda livre de esteroides.