O Alerta Urgente sobre a Infraestrutura do Brasil

20/03/2025 14h28 - Atualizado há 1 semana
O Alerta Urgente sobre a Infraestrutura do Brasil
Foto: MTG/CSM

Estimados leitores, a situação da infraestrutura no Brasil é alarmante e exige nossa atenção imediata. Estamos indo para uma situação de distúrbio na infraestrutura. Sem ferrovias adequadas e com rodovias em péssimas condições, o país enfrenta um cenário crítico. A falta de manutenção é evidente: as concessionárias recebem o dinheiro dos pedágios, mas a recuperação das estradas e a limpeza da malha rodoviária ficam no segundo plano. Em três anos, o Brasil vai parar, sem melhorias, a infraestrutura nacional não suportará o peso do desenvolvimento.
A governança da infraestrutura é um tema central. A fiscalização da Agência Nacional de Transporte Terrestre é insuficiente, permitindo que as empresas cobrem pedágios sem cumprirem as suas obrigações de manutenção. Precisamos de uma governança forte e eficaz, a falta de supervisão compromete não apenas as estradas, mas também a segurança e a mobilidade da população. A ineficiência nesse setor é um reflexo de uma falha de governança que permeia outras áreas, como a inclusão social e a reforma tributária.
E por falar em reforma tributária, a preocupação é ainda maior. Estamos diante de um desastre, ao invés de simplificar, uma reforma pode resultar em um aumento dos impostos, inviabilizando muitas empresas. Vamos chegar a 33% comparando com os 15% cobrados nos Estados Unidos, onde a liberdade econômica atrai talentos e investimentos. A proposta atual, se não revista, criará mais dificuldades para os brasileiros e comprometerá o crescimento econômico do país.
Sem uma governança sólida e integrada, a produtividade e a competitividade do Brasil serão ameaçadas. Sem isso, a nação vai sofrer. O futuro do país depende de uma infraestrutura robusta e de políticas que realmente promovam o desenvolvimento, não o agravamento das dificuldades. É hora de exigir mudanças e garantir um Brasil mais forte e preparado para os desafios que virão.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »