Estimados leitores, é inegável que muitos cidadãos sentem uma profunda indignação ao perceber que, apesar de pagarem altos impostos — que podem chegar a quase 40% do consumo — os serviços entregues nas áreas de saúde, educação e segurança estão longe do ideal. O que fazer diante dessa situação?
O Tribunal de Contas da União (TCU) tem a missão de zelar pelo erário, ou seja, pelos recursos que todos nós, cidadãos, destinamos ao governo federal, estadual e municipal. Contudo, o que vemos são obras inacabadas e prédios abandonados, fruto da falta de planejamento e estratégia para iniciar e concluir projetos essenciais.
Recentemente, um levantamento alarmante revelou mais de 10 mil obras paralisadas em todo o país. Isso significa que o dinheiro que deveria ser investido em melhorias para a sociedade muitas vezes é desviado, gerando frustração e desconfiança no cidadão. A esperança se esvai quando ele percebe que o retorno dos impostos pagos não condiz com suas necessidades.
A situação exige uma transformação urgente! Estamos empenhados em implantar uma nova cultura de governança no Brasil, que não apenas monitore a legalidade dos atos, mas também avalie a eficiência e a entrega de resultados em todos os setores públicos. É fundamental que o cidadão veja o resultado de seus impostos refletido em serviços de qualidade.
Vamos juntos nessa jornada! O aperfeiçoamento da governança nos estados, municípios e na União é a nossa meta. Cada um de vocês merece um governo que honre os impostos pagos com serviços eficazes e de qualidade.