Neste domingo (23/3), Yago Dora brilhou nas ondas e conquistou o título do MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do Circuito Mundial de Surfe. Em uma final 100% brasileira, ele superou Italo Ferreira e garantiu sua segunda vitória na competição, consolidando sua ascensão no ranking e entrando de vez na disputa pelo título mundial.
A decisão foi marcada para um verdadeiro show de aéreos. Yago abriu vantagem ao completar uma rotação completa pela esquerda, mas Italo respondeu com uma manobra mais alta e em uma onda maior, assumindo a liderança. No entanto, em mais uma combinação precisa de aérea com manobras adicionais, Yago reassumiu a ponta.
As condições do mar impuseram desafios aos surfistas, que inicialmente apostaram nas manobras aéreas. Diante da dificuldade, Italo mudou a estratégia e passou a explorar as direitas, mas não encontrou uma nota suficiente para virar o placar. Com uma pontuação de 13,37 contra 12,43, Yago conquistou o troféu.
Com a vitória, Yago Dora sobe para a quarta posição no ranking, somando 15.010 pontos. Italo Ferreira, apesar da derrota, segue isolado na liderança com 23.885, à frente do vice-líder Barron Mamiya, que tem 17.425. O título em Portugal mantém a hegemonia brasileira no evento, que nos últimos dez anos teve seis campeões do Brasil. A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe será realizada no Equador, entre os dias 2 e 12 de abril.