Papa tem alta neste domingo e faz aparição pública; assista

O pontífice ficou internado no Hospital Gemelli, em Roma, onde deu entrada em 14 de fevereiro para tratar um quadro de pneumonia.

24/03/2025 07h30 - Atualizado há 1 semana
Papa tem alta neste domingo e faz aparição pública; assista
- (crédito: Filippo MONTEFORTE/AFP)

O Papa Francisco acena de uma janela do hospital Gemelli antes de receber alta após cinco semanas de internação por pneumonia, em Roma, em 23 de março de 2025.

O papa Francisco recebeu alta neste domingo (23/3) e fez a primeira aparição pública após semanas de internação para tratar uma infecção polimicrobiana que agravou seu estado de saúde. O pontífice apareceu na janela do Hospital Gemelli, em Roma, onde deu entrada em 14 de fevereiro para tratar um quadro de pneumonia, e abençoou os fiéis.

Um multidão aguardava do lado de fora do hospital, aos gritos de "Francisco, Francisco".  "Obrigada a todos", disse o pontífice ao cumprimentar o público.

Em meio à multidão, Francisco reconheceu uma senhora, Carmela, que todas as quartas-feiras participa da Audiência Geral para lhe entregar um maço de flores: “E vejo essa senhora com as flores amarelas. É uma boa pessoa”, afirmou.

Francisco apareceu no 5º andar do Hospital, e não do 10º, onde estava internado, justamente para ficar mais próximo dos fiéis.

Segundo o médico Sergio Alfieri, o papa vai precisar passar por um período de repouso de pelo menos dois meses. O especialista também afirmou que é necessário tempo para que a voz do pontífice argentino de 88 anos volte a ser como antes.

A equipe médica destacou, ainda, que o quadro de saúde de Francisco permaneceu estável por duas semanas e registrou melhoras significativas. Neste mês, Francisco completou 12 anos de pontificado.

Após receber alta, o papa Francisco seguirá para a Casa Santa Marta, no Vaticano, onde continuará a recuperação com fisioterapia e acompanhamento médico. De acordo com a equipe médica, trata-se de uma "alta protegida".

"O Papa demonstrou colaboração durante todo o tratamento e, se mantiver a evolução positiva, poderá retomar suas atividades em breve", afirmou o médico Alfieri.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »