Credenciamento de clínicas amplia tratamento de câncer na rede pública e beneficia mais de 900 pacientes no DF

Com investimento de mais de R$ 14,5 milhões, edital permite que instituições particulares complementem serviços oncológicos feitos pela rede de saúde pública da capital;

10/05/2025 07h02 - Atualizado há 1 semana
Credenciamento de clínicas amplia tratamento de câncer na rede pública e beneficia mais de 900 pacientes no DF
| Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Credenciamento de clínicas e hospitais oncológicos permitirá que 922 pacientes que estão na fila de espera deem início ao tratamento pela rede pública de saúde.

Para dar agilidade ao tratamento de pacientes diagnosticados com câncer, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou um edital de credenciamento para clínicas e hospitais especializados em oncologia. A iniciativa vai complementar o atendimento feito hoje pela rede pública e conveniada do DF. O investimento de R$ 14.577.388,78 para ampliar os serviços vai permitir que os 922 pacientes diagnosticados que estão na fila de espera deem início, o quanto antes, ao tratamento.

A medida está em consonância com a publicação da Deliberação nº 20, que determina, em caráter emergencial, a contratação de serviços de oncologia para reforçar o acolhimento feito pela rede. De acordo com o documento, foi aprovada uma tabela diferenciada de valores para procedimentos e exames oncológicos.

Segundo a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Edna Maria Marques de Oliveira, a proposta é facilitar a jornada do paciente oncológico desde a primeira consulta. "Sabemos que a oncologia é muito sensível e não dá para aguardar, por isso abrimos este edital para complementar nossos serviços e atender a todos os pacientes. Estamos adotando uma linha de cuidado contínuo. Assim que ele for diagnosticado, poderá iniciar o tratamento necessário, seja quimioterapia, radioterapia ou cirurgia”, afirma.

Cerca de 80% dos serviços previstos no edital seguirão a tabela do SUS, custeados com recursos federais. Os demais procedimentos terão valores com base em médias adotadas por outras unidades da Federação, para garantir a atratividade do contrato. "Tem até serviço com valor abaixo do que já pagamos hoje. É um contrato equilibrado, que ajuda a acelerar o atendimento e respeita os limites orçamentários", ressalta a secretária adjunta.

O Edital de Credenciamento nº 02/2025 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na terça-feira (6) e permite que pessoas jurídicas interessadas encaminhem proposta até 6 de junho para o e-mail inexigibilidade.sesdf@saude.df.gov.br. Após essa data, o envio ainda será aceito, mas as propostas anteriores terão prioridade na divisão de vagas. O edital está disponível no site da Secretaria de Saúde.

Após o envio da proposta, as clínicas passarão por visita técnica e, se aprovadas, assinarão contrato com a SES-DF. A expectativa é que os trâmites sejam concluídos em breve e os atendimentos comecem o quanto antes.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »