Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, tiveram uma longa conversa telefônica nesta segunda-feira (19/5).
Logo após a ligação, que durou duas horas, Trump escreveu em sua rede social que a conversa foi "muito boa" e que "Rússia e Ucrânia iniciarão imediatamente as negociações para um cessar-fogo e, mais importante, para pôr fim à guerra".
Na ligação com Putin, o presidente dos EUA disse que "o tom e o espírito da conversa foram excelentes".
A informação sobre as negociações de um possível cessar-fogo ainda não foi confirmada e nem comentada por Putin, ou pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Antes da mensagem publicada por Trump, Putin afirmou que a Rússia está preparada para discutir "compromissos" sobre a Ucrânia após telefonema "franco" com Trump.
"Os contatos entre os participantes das negociações de Istambul foram retomados, o que dá motivos para acreditar que, no geral, estamos no caminho certo", afirmou Putin.
Na semana passada, as delegações ucraniana e russa tentaram realizar negociações presenciais em Istambul, mas não conseguiram chegar a um acordo.
"Nada vai acontecer até que Putin e eu estejamos juntos", afirmou Trump, na quinta-feira (15/5), sobre as tratativas em Istambul.
"Não acredito que nada vá acontecer, gostem vocês ou não, até que ele e eu nos reunamos", acrescentou. "Mas teremos que resolver isso porque muitas pessoas estão morrendo", disse ele à BBC News Brasil à bordo do Air Force One, o avião presidencial, em viagem ao Oriente Médio.