A falta de investimentos na segurança pública do DF foi tema de reunião realizada na terça-feira (22) na presidência da Câmara Legislativa do DF com a presença do presidente da casa, deputado Joe Valle (PDT), e os distritais , Rafael Prudente (PMDB), Claudio Abrantes (sem partido, Wasny de Roure (PT) e Wellington Luiz (PMDB) e os federais Rôney Nemer (PP) e Laerte Bessa (PR).
A preocupação dos parlamentares é que os policiais civis do DF estão desmotivados e sem esperanças de conseguir a paridade com a Polícia Federal, que é legítima. Estudos recentes apontam que existem recursos do Fundo Constitucional do DF (FCDF) para equacionar o impasse da categoria.
“Percebemos que o que falta para resolver a questão é vontade política. Por isso estamos trabalhando ao lado dos deputados distritais e vamos nos reunir com os governos local e federal para verificar quais as reais dificuldades, já que existe recurso para atender às demandas da Polícia Civil”, ressaltou o deputado federal Laerte Bessa.
Na quinta-feira (24) os deputados devem ir ao Palácio do Buriti se encontrar com o governador Rodrigo Rollemberg para apresentar informações detalhadas com dados do orçamento do DF e do Fundo Constitucional para questionar os motivos de não conceder a isonomia.
Na semana que vem o encontro será com o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira.