Exército israelense diz investigar bombardeio mortal contra cafeteria
Segundo a Defesa Civil da Faixa de Gaza, 24 palestinos morreram e dezenas ficaram feridos no ataque que atingiu o café "Al Baqa"
- (crédito: Omar AL-QATTAA/AFP)
Uma mulher palestina caminha sobre os escombros da cafeteria Al-Baqa, devastada por um ataque israelense à orla da Cidade de Gaza em 30 de junho de 2025.
O Exército israelense afirmou, nesta terça-feira (1/7º), que está examinando um bombardeio realizado contra uma cafeteria na Cidade de Gaza, no norte da Faixa, que visava "vários terroristas do Hamas".
Segundo a Defesa Civil da Faixa de Gaza, um território devastado por quase 21 meses de guerra, 24 palestinos morreram e dezenas ficaram feridos nesse ataque, que atingiu o café "Al Baqa", no litoral da Cidade de Gaza, onde as pessoas costumavam ir para se conectar à internet.
Um porta-voz militar israelense disse à AFP que o Exército "atingiu vários terroristas do Hamas", o movimento islamista palestino cujo ataque de 7 de outubro de 2023, no sul de Israel, desencadeou a guerra.
"Antes do bombardeio, foram tomadas medidas, por meio de vigilância aérea, para reduzir os riscos de danos a civis", acrescentou, indicando que "o incidente está sendo examinado".
"Sempre há muita gente neste lugar, que oferece bebidas, espaços para as famílias e acesso à internet", contou à AFP Ahmed al Nayrab, de 26 anos. Ele estava em uma praia próxima quando ouviu uma "explosão enorme".
"Foi um massacre", acrescentou. "Vi pedaços de corpos voando por toda parte, corpos desmembrados e queimados. A cena era congelante. Todos estavam gritando", disse ele.
Devido às restrições que Israel impõe aos meios de comunicação e à dificuldade de acesso à Faixa de Gaza, a AFP não consegue verificar de forma independente as alegações da Defesa Civil de Gaza.
No sábado, o Catar, que faz a mediação entre Israel e o Hamas, disse que o cessar-fogo entre o Irã e Israel oferecia uma "janela de oportunidade" para uma trégua em Gaza. Mas, até o momento, não há sinais de que as negociações serão retomadas.