O presidente dos EUA, Donald Trump, caminha pelo gramado sul da Casa Branca em 6 de julho de 2025 .
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite de domingo (6/7) que "qualquer país que se aliar ao Brics pagará uma tarifa adicional de 10%". O republicano também acusou o grupo de adotar "políticas antiamericanas".
O Brics é um grupo formado por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O bloco serve para articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação em várias áreas.
Na declaração final da 17ª Reunião de Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro sob a presidência brasileira no domingo (6/7), os líderes reconheceram os seguintes países como parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Nigéria, Malásia, Tailândia, Vietnã, Uganda e Uzbequistão.
Sem citar os Estados Unidos, a declaração final do Brics aponta que os líderes expressam "sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)".
"Nesse contexto, reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual, com a OMC em seu núcleo, com tratamento especial e diferenciado para seus membros em desenvolvimento", diz o documento.