O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar taxar os países que compõem os Brics. A declaração do líder norte-americano sobre o bloco de economias emergentes aconteceu nesta terça-feira (8/7), na Casa Branca.
Trump x Brics
• No início de 2025, Trump já havia feito ameaças contra os Brics.
• Na ocasião, o presidente norte-americano ameaçou aplicar taxas de 100% aos países membros do bloco que não se curvassem aos “interesses comerciais dos EUA”.
• Há alguns anos, os países membros dos Brics discutem a criação de uma moeda comum para negociações, como uma alternativa ao dólar no comércio internacional.
“Eles têm que pagar 10% se estiverem no Brics, porque o Brics foi criado para nos prejudicar. O Brics foi criado para desvalorizar o nosso dólar. Tudo bem se eles quiserem jogar esse jogo, mas eu também posso jogar”, disse Trump.
Questionado por repórteres sobre quando a medida deve entrar em vigor, o presidente dos EUA afirmou que “será em breve”.
Veja:
Apesar da declaração, Trump disse que os Brics não são uma “ameaça séria”. Ao mesmo tempo, citou a articulação que corre entre os países do bloco sobre uma possível substituição do dólar no comércio internacional, e disse que isso seria, para os EUA, como perder uma “grande guerra mundial”.
Caso a promessa do líder norte-americano se torne realidade, o Brasil pode passar a ter suas importações para os EUA taxadas em 20%. Isso porque o país já é taxado em 10% desde que Trump anunciou o seu pacote de tarifas recíprocas, no início de abril.
Além disso, a guerra comercial do presidente dos EUA também atingiu as importações de aço e alumínio brasileiros que, assim como em outros países, estão taxadas em 50%.