28/08/2017 às 07h47min - Atualizada em 28/08/2017 às 07h47min

Morre João Marques, a voz que encantou Brasília com o programa "Ao Cair da tarde”.

Vital Furtado
CSM

 

Conheci radialista João Marques no ano de 1974 quando eu integrava a equipe de Jornalista da TV Brasília Canal 6 (REDE TUPY DE TELEVISÃO), comandada pelo Jornalista Gilberto Amaral, nosso Diretor de Jornalismo. Depois de uma aproximação, Marques nos contou que veio passear na Capital em janeiro de 1961, mas, encantou-se pelos traços do grande arquiteto Oscar Niemeyer e acabou fixando residência em Brasília.  João, depois de trabalhar na Rádio Nacional e na Rádio Educadora, foi convidado por Paulo Roberto para trabalhar na Rádio Alvorada, onde ficou por 24 anos e, nessa época, tudo que era feito na rádio tinha uma grande repercussão.
Trabalhávamos dentro do maior cuidado possível, principalmente quando se havia necessidade de criticar alguém do poder, afinal, quem comandava eram os “milicos”, portanto, qualquer deslize ou uma vírgula a mais, a coisa ficava preta.  Certa ocasião (contava João marques), o Coronel Aldenandes, chefe do Gabinete Militar do Governador Hélio Prates, foi o convidado para falar sobre a revolução. O João Marques estava apresentando o programa “Giro da Notícia” quando viu o milico chegando e dando vastas gargalhadas. Ele pensou que ou o homem estava sendo gentil, ou eles todos seriam presos. O “Giro da Notícia” mostrava os problemas da cidade, fazia críticas ao governo e o milico morria de rir. Quando chegou a hora de ele ser entrevistado, os locutores fizeram as perguntas que já estavam no script, ele respondeu a todas sempre com um sorriso e o pessoal da rádio ficou muito desconfiado. Terminado o programa, o Coronel Aldenandes vira-se para João e comenta: Olha, eu vou dizer uma coisa para vocês. Vocês não sabem o serviço inestimável que vocês prestam ao governo. Vocês apontam falhas, criticam, mostram tudo o que está acontecendo. Aqui falam dos problemas e oferecem sugestões, é um programa muito sério. A gente ri porque vocês fazem coisas hilariantes às vezes. Ou ouvir tais palavras, pessoal então respirou aliviado e percebeu que o milico não ia prender ninguém, ele estava sorridente por que era fã da rádio.
Fora os Giro da Notícia, também conhecido como os COBRAS DA NOTÍCIA, João apresentava o programa “Ao Cair da Tarde”, que começava às 17h 30. Com sua exuberante voz, João falava sobre o entardecer de forma lírica, mas nunca repetindo mesma frase no início: “ao cair da tarde”, “ao entardecer”, “quando a noite rola na encosta das montanhas”... O “AO CAIR DA TARDE esteve no ar durante dezoito anos, quatorze na primeira etapa”. Depois, o programa saiu do ar e voltou ficando por mais quatro anos, com a magnífica abertura que só João Marques sabia fazer:” Ao cair da Tarde”: “-Está no ar, senhoras e senhores, mais um “Ao Cair da Tarde”, um programa especialmente feito para você, acompanhando o suave declinar da luz. Ao cair da tarde, quando tudo é mais calmo, uma saudade infinita envolve toda a minha alma e eu sempre assim. Meu amor, na distância entre nós, só a divina música pode trazer em surdina o canto da tua voz. És meu mundo de paz, alma gêmea de minha alma, minha doce ilusão, minha eterna oração.”
João, ao lado de grandes vozes e talentos como: Meira Filho, Aymoré Krieger, Clemente Drago, Abel Segato, Gilberto Amaral, João Narciso (Pranchona), Mascarenhas de Moraes, Antoine Haddad, Ruy Carneiro, Sérgio Dias, Henrique Régis e Breno Bikafisher, narrou e encantou Brasília com o tostão de sua voz.
O nosso Faleceu na sexta-feira (25/8), aos 84 anos, vitimado por um infarto fulminante. Vale lembrar  que, João Marques foi uma das vozes mais conhecidas de “A Voz do Brasil”. Ele começou a apresentar o programa de rádio em 1974, sob o comando do Jornal do Senado, e ficou 35 anos como titular do posto. João também foi o responsável pela primeira transmissão da Rádio Senado, em 29 de janeiro de 1997, e liderou o time de locutores da emissora (Apesar de ter se aposentado no ano de 2003 como servidor do Senado, ele continuou atuando na emissora e comandando “A Voz do Brasil”. O radialista deixou o Jornal Senado apenas em 2009).
João Marques marcou época no Rádio Brasiliense, com passagens pelas Rádios Alvorada/Globo, Jornal de Brasília e Rádio Senado.
Com essa dolorosa perda, A velha guarda do rádio brasiliense está de luto. Ao perder aquele que ficou eternizado através dos programas "Os Cobras da Noticia", "Ao Cair da Tarde" e "Clube dos Namorados".
João Marques foi sepultado no Campo da Esperança.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »