28/08/2017 às 16h22min - Atualizada em 28/08/2017 às 16h22min

Pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta segunda-feira (28/8), durante o lançamento da segunda etapa do programa Cidades Limpas em Taguatinga

Assessoria de Comunicação Social

 

É uma alegria muito grande poder iniciar a semana aqui, em Taguatinga, vendo essa energia tão positiva, tanta gente aqui da comunidade prestigiando mais esse início do Cidades Limpas.

 

Quero parabenizar o administrador da cidade, Marlon Costa, e toda a sua equipe pelo dinamismo. A gente já percebe a diferença na melhoria, na recuperação de praças, como recentemente a do D.I.; a articulação dos grafiteiros para as pinturas das paradas de ônibus aqui de Taguatinga. Também quero registrar a iluminação que fizemos no Setor Primavera, a revitalização da praça do Taguacenter, a iluminação do parque, enfim, várias pequenas obras aqui em Taguatinga, mas tenho certeza de que ainda vamos fazer muito mais.

 

Nós estamos concluindo as calçadas perpendiculares que vão fazer a ligação da Avenida Comercial com a Avenida Samdu. Isso vai mudar o centro de Taguatinga. São obras muito importantes, como o alargamento da pista na chegada da EPTG a Taguatinga, a ciclovia ligando o Plano Piloto a Taguatinga, enfim, um conjunto de obras que vão melhorar a qualidade de vida da cidade.

 

Esta semana, fizemos uma reunião com todos os conselhos comunitários de segurança, com todas as administrações regionais, com todos os órgãos de governo, porque sabemos que a segurança pública depende da limpeza urbana, depende da Secretaria de Cidades, da Novacap, da poda de árvores, da iluminação de ruas e avenidas. Por isso, essas ações integradas são capazes de continuar melhorando a segurança pública no Distrito Federal.

 

Quero que a população saiba, mais uma vez, e já parabenizando os órgãos de segurança pública, que esse semestre estamos com o menor número de homicídios dos últimos 29 anos. Enquanto em muitas unidades da Federação a violência tem aumentado, aqui no Distrito Federal, no nosso primeiro ano de governo, tivemos um menor número de homicídios. No ano passado, o menor dos últimos 23 anos por 100 mil habitantes; nesse primeiro semestre, em números absolutos, nós temos o menor desde que esse número é contado semestralmente.

 

Quero aqui lamentar a tragédia que tivemos esse final de semana, no Gama, quando um adolescente irresponsável, com sinais de embriaguez, pegou o carro e provocou um acidente com três mortes de famílias que caminhavam no Gama. Nós estamos trabalhando duro para incentivar a fiscalização, especialmente nos finais de semana, contra o uso de bebida alcoólica associado ao volante. Nós não vamos admitir esse tipo de coisa, nós vamos acompanhar para que não haja qualquer tipo de impunidade, porque queremos continuar reduzindo, como estamos reduzindo, os índices de morte no trânsito.

 

Nesse semestre, também tivemos o menor número de mortes no trânsito desde que esse número é medido em séries históricas, portanto, vamos continuar intensificando a fiscalização, especificamente no final de semana, punindo a associação da bebida alcoólica ao uso do volante para evitar tragédias como essa, que atingem famílias, atingem a cidade e a todos nós.

 

Também quero dizer à comunidade do Setor Primavera que nós queremos avançar no sistema de regularização. Nosso governo tem se caraterizado por avançar o processo regularização. Já entregamos 30.500 escrituras em todas as cidades de Brasília, fomos o governo que mais entregou escrituras até agora. Mas, até o final do nosso governo, queremos entregar mais escrituras que todos os governos juntos, e queremos proceder com a regularização do Setor Primavera para que possamos entrar lá com a infraestrutura urbana como estamos fazendo no Sol Nascente, Porto Rico, Buritizinho, Vicente Pires, para que possam chegar águas fluviais, rede de esgoto, pavimentação e as escrituras para os moradores do Setor Primavera.

 

Portanto, minha gente, é uma alegria muito grande estar aqui. Vamos ter uma semana de muito trabalho e ação. Quero parabenizar toda a equipe do Cidades Limpas porque estamos colhendo resultados muitos positivos com as ações para redução expressiva nos casos de dengue, zika, chikungunya, porque nossas cidades estão mais limpas, mais bonitas, e, certamente, isso é importante para a autoestima da população e estimula a população a nos ajudar a manter essa cidade limpa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »