12/10/2017 às 19h04min - Atualizada em 12/10/2017 às 19h04min

​A verdade sobre a vinda da TAGUATUR para Novo Gama.

Essa conquista tem nome: LAODICÉIA DOURADO!

Vital Furtado
Correio de Santa Maria


Por Vital Furtado
 
Apesar de Sônia Chaves pegar carona na implantação de TAGUATUR em Novo Gama, alertamos a comunidade que não precisa fazer o DNA, até porque segue abaixo a narrativa verdadeira dessa conquista, na qual o leitor terá certeza absoluta, que a ex Vereadora Laodicéia Dourado é a mãe da criança.
 
Na Época, a Vereadora Laodicéia Dourado me estendeu o convite para acompanhar a sua caminhada em prol da implantação da TAGUATUR no Município de Novo Gama. Mesmo morando em Santa Maria, coloquei de lado a dificuldade de locomoção e decidi acompanhar essa mulher guerreira em suas investidas pelo bem estar da comunidade do Município.
O projeto de Laodicéia foi iniciado ainda em 2014, com muitas visitas a Sede Central da TAGUATUR e ANTT, sempre acompanhada pela comunidade que fazia frente à necessidade de um sistema eficiente de transporte público na região, além da companhia do repórter fotográfico Mizael Santana e deste (Vital Furtado) que vos escreve.
Após muitas idas e vindas, licitações, investidas do MP e TCM, a empresa sai vencedora na licitação realizada em novembro/2014 e novembro/ 2015 retomaram a licitação para finalizar. A partir de então, tem início mais uma romaria para a implantação definitiva da TAGUATUR em Novo Gama. Reuniões com o prefeito Everaldo Vidal (na época), por sinal um grande parceiro nessa conquista.
Porém, para que a empresa pudesse a operar de direito e de fato no município, era necessário apresentar ao MP e TCM que possuía uma garagem no Município, para que assim, pudesse atender a demanda da população em tempo hábil e horário determinado.
Mais uma vez, Laodicéia Dourado e o Dr. Carlos começam a buscar um local para a construção da garagem, inclusive, a primeira investida do Doutor Carlos foi quanto à compra da antiga garagem da Anapolina, o que não se concretizou devido ao valor faraônico que seu proprietário cobrava pelo imóvel.
Por fim, a direção da TAGUATUR  adquiriu duas grandes chácaras no Setor Araguaia e deu início às obras da garagem, com a promessa de começar a circular os ônibus em agosto de 2016, o que não aconteceu devido às obras não estarem todas concluídas.
Após a conclusão dessas obras, Laodiceia, Dr. Carlos e Everaldo Vidal começaram escolher a data de inauguração da garagem e linha dos ônibus, com muita cautela, para que não chocasse com o pique das campanhas eleitorais. Depois de analisar o calendário, ficou acertado que os 50 novos ônibus seriam apresentados à comunidade em carreata, no sábado, 1º de outubro de 2010.
Pois bem, com a no início do mês de setembro de 2016, por ocasião da inauguração das obras e marcação dos primeiros lotes do loteamento GREN VILLE, lá estávamos Laodiceia Dourado, seu esposo, eu (Vital Furtado), Dr. Carlos da TAGUATUR e o Dr. Helton, proprietário do loteamento e, nesta reunião, Laodicéia Dourado e o Doutor Góes (Green Ville), solicitavam do representante da empresa de transportes, a construção de um terminal rodoviário no local, construção de paradas e baias, com ônibus saindo diretamente do Green Ville com destino a outras localidades, facilitando assim a vida da população que fará uso do sistema de transporte público.
Sem que as conversas fossem concluídas, às 12h34min, fomos surpreendidos com a notícia de que uma LIMINAR a pedido da candidata a prefeita Sônia Chaves, expedida pela Excelentíssima desembargadora de Novo Gama, Doutora Polyana,  havia sido encaminhada a direção geral da Empresa TAGUATUR suspendendo a apresentação para a comunidade, de uma frota de 50 ÔNIBUS ZERO QUILÔMETROS, em que cuja carreata percorreria toda a avenida principal de Novo Gama e Pedregal, sob o pretexto de que não havia disponibilidade de segurança suficiente para acompanhar uma carreata política já marcada para percorrer toda a avenida, como também acompanhar a apresentação da frota de ônibus que também percorreria o mesmo trajeto.
 
Fica aí a explicação da não realização da programação da empresa para a apresentação da frota de ônibus, haja vista que os caprichos e desejos de Sônia Chaves eram mais importantes e superiores aos anseios da população que ela diz ter tanto “amor”. Mesmo assim, a decisão foi acatada com pedido de compreensão por parte da empresa à comunidade, até o agendamento de uma nova data.
A grande inauguração:
Com todas as etapas concluídas, obstáculos vencidos e muito óleo de peroba na cara, integrantes da atual gestão, depois de muito jogo de empurra, inauguraram o sistema operacional da TAGUATUR, sem o mínimo de dignidade em não citar o nome de Laodicéia que foi o baluarte dessa conquista para a comunidade do Município de Novo Gama. Contrariados, muitos profissionais da comunicação (local), que não se venderam e não se vendem, não fizeram menção do evento, cabendo apenas ao Jornalista e parceiro Eduardo primo se manifestar em nome dos Jornalistas sérios, mediante a matéria que segue abaixo:
 
A TAGUATUR em Novo Gama
Por Eduardo Primo.
TAGUATUR: Quer queira ou não uma conquista de Laodicéia Dourado para população Demorou, mas chegou! São 50 ônibus zero quilômetro que Novo Gama recebeu da TAGUATUR, para operar as linhas Gama e Taguatinga, por um período de 15 anos. A nova gestão de Novo Gama recebeu um grande presente de uma luta que começou em 2009, se estabelecendo por nove anos até a empresa se instalar na cidade.
Dia 24 de fevereiro, foi um dia de surpresas com as pessoas nas calçadas, nas ruas filmando a TAGUATUR passar os seus 50 ônibus zero, num demonstrativo para dizer que ela chegou ao município. Muita gente correu para ver e fazia seus comentários, até sem a mínima noção do que estava dizendo. Mas, enfim, a TAGUATUR chegou a Novo Gama.
Os ônibus todos no plástico, todos equipados com máquinas de cartão – tipo catraca eletrônica – todos emplacados no município, todos novos e zero quilômetro, com cheirinho de novo.
Para Dr. Carlos Alberto dono da empresa a chegada da TAGUATUR na cidade foi uma grande vitória. “Estamos muitos felizes de está aqui em Novo Gama, os ônibus estão ai a disposição das autoridades e para a população, a quem queremos fazer um bom trabalho. Quero aqui parabenizar também, ex-vereadora Laodicéia Dourado (PEN) pela sua luta de muito tempo pelo transporte público. Se não fosse a sua garra de luta nada disso teria acontecido”, falou Dr. Calos Alberto de Medeiros dono da TAGUATUR. 
 “É uma grande novidade a TAGUATUR em nosso município. É também, uma empresa séria, de grande porte que acredito que vai ajudar a população em muito e, quem ganha com isso é o usuário. Vejo que a luta da ex-vereadora Laodicéia Dourado fez sentido totalizando uma grande parcela”, disse o vereador Pelé (PR).
 “Recebemos com muita a alegria a TAGUATUR, um sonho tão esperados por todos aqui em nossa cidade”, disse a ex-vereadora Laodicéia, a verdadeira precursora dessa história. Pois, segundo ela, se foram muitos anos de luta, batalha, manifestações, fechamento da BR 040, abaixo assinado colhido nas rodoviárias, nos pontos de ônibus, nos terminais de ônibus, ofícios encaminhado a ANTT, aos órgãos responsáveis e muita ida ao Ministério do Transporte para que acontecesse a licitação pública tão almejada e, muita coisa aconteceu como a perseverança pra dizer que luta não acabou.
Da licitação só um lote foi contemplado Águas Linda e Novo Gama, no entanto queremos que todo o Entorno seja contemplado com a licitação pública. Isso porque sabemos da problemática do transporte público no Entorno ainda não foi resolvido.
Não se concluiu, mas melhorou, graças à luta que teve inicio muito antes da quebra do monopólio. E houve críticas de pessoas que não entende e não entenderam da luta até hoje. “Disseram que quebrei a Anapolina, mas, quem me dera esse poder de quebrar uma empresa desse porte. A Anapolina pediu falência com a morte do dono. E quando a TAGUATUR ganhou a licitação nós estivemos perto sempre acompanhando a empresa”, disse Laodicéia.
A MFGO (Federação das mulheres de Goiás) através da presidente Jucilene Barros e a vice Laodicéia Dourado estiveram no dia 15 de fevereiro na ANTT para falar da licitação, do passe estudantil, da integração do transporte para levar até o BRT em Santa Maria e, dia 22 visitou todos os deputados e senadores de Goiás, pedindo que a TAGUATUR assuma as linhas de Novo Gama a Brasília, pedindo o subsídio das passagens que aumenta anualmente e que as empresas sejam subsidiadas também no Entorno.
Foi um verdadeiro “realite show” para a cidade de Novo Gama, mas, será que ela vai atender as expectativas da empresa? Isso porque a camada asfáltica da cidade toda remendada e deplorável, mais parece COSTELA DE VACA. O que pode comprometer a suspensão dos carros zero e a quebra dos veículos novos.
Em tempo - Nota do Correio de santa Maria:  No mês de Junho de 2017, Laodicéia me procurou para irmos até o administrador de Santa Maria, Hugo Gutemberg, para que ele manifestasse seu interesse em contar com duas linhas (circular) de ônibus, Pedregal Santa Maria. O convite foi acatado pelo administrador e, as duas linhas, entraram em operação neste sábado (13/10).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »