17/10/2017 às 15h40min - Atualizada em 17/10/2017 às 15h40min

Por Hélio Doyle. Há novidades no quadro eleitoral de Brasília, mas…

Estou há mais de uma semana sem escrever neste blog, por falta de tempo para pensar no cotidiano e na realidade de Brasília e encontrar assunto todo dia.

Por Hélio Doyle

Ao retomar, vejo algumas novidades em relação às eleições para governador em 2018:

 

1 – O advogado Ibaneis Rocha tornou pública sua pretensão de se candidatar ao governo de Brasília, o que vem planejando desde o ano passado. Ibaneis, que presidiu a OAB-DF e é secretário-geral adjunto da OAB nacional, tem em tese o perfil do outsider que tanto se busca. Mas já está cometendo erros que podem comprometer essa imagem.

 

2 – O PT, em busca de retomar o espaço eleitoral perdido e se diferenciar da política tradicional, abriu um processo de discussão antes de definir seu candidato ao governo: “O DF e o Brasil que o povo quer.” Os petistas estão animados com o desempenho de Lula nas pesquisas para presidente, apesar dos desgastes, mas não têm quadros com força para disputar o governo e a rejeição ao partido é grande.

 

3 – O governador Rodrigo Rollemberg conta com a folga financeira que obteve com as mudanças na previdência e com a superação dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal para dar a largada em sua tentativa de reeleição. Conta, também, com a ausência de candidatos fortes para disputar com ele. Está cumprindo agenda de candidato, mas enfrenta uma deterioração de imagem que pode inviabilizar seus planos.

 

4 – O PDT finalmente formalizou o que está fazendo na prática há muito tempo: descolar-se de Rollemberg e viabilizar candidatura própria ao governo. O distrital Joe Valle é uma alternativa e o partido conversa com Ibaneis Rocha e Jofran Frejat. Mas cada um deles tem seus problemas.

 

No mais, tudo igual, inclusive os lobbies de candidatos em blogs patrocinados e colunas e as matérias óbvias nos jornais. Nas próximas notas vou procurar explicar melhor os “mas” que ainda mantêm o quadro eleitoral em Brasília totalmente indefinido e sem favoritos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »