10/11/2017 às 15h29min - Atualizada em 10/11/2017 às 15h29min

Wasny pede que CLDF interceda junto ao GDF pelo pagamento de pecúnias dos aposentados

Eliane Araujo
Ascom do deputado Wasny de Roure
Rogaciano Jossé

 

O deputado Wasny de Roure participou de uma reunião nesta terça-feira (7), com uma comissão do Sinpro e vários distritais, para cobrar o pagamento da pecúnia da licença-prêmio, direito garantido por lei e descumprido pelo GDF.  Professores e orientadores educacionais que se aposentaram entre fevereiro de 2016 e durante o ano de 2017 lotaram a galeria da Câmara Legislativa do DF.
Os professores pediram a atuação  dos deputados junto ao governo no sentido de garantir a agilidade do pagamento das pecúnias, uma vez que o compromisso feito pelo governador Rollemberg antes mesmo da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 122/2017, que alterou o sistema previdenciário dos servidores públicos do DF e autorizou o governo a utilizar os recursos do IPREV, para o pagamento das pecúnias.
Wasny  disse “que é necessário que o governo apresente um quadro com o volume exato da dívida atualmente e ainda sugeriu a marcação de reuniões, via presidência da CLDF, com a Casa Civil para tratar do assunto e apresentar uma solução rápida, já que o ano está chegando ao fim”.
Após a aprovação do PLC, o governo ficou autorizado a utilizar R$ 100 milhões até dezembro, ponto que tem preocupado os professores aposentados, uma vez que até o momento apenas aqueles que se aposentaram em janeiro receberam a sua pecúnia. O governo usou o argumento que o projeto mudaria o quadro financeiro do governo para convencer os parlamentares a votarem favoravelmente, dando destaque ao pagamento das pecúnias, fazendo crer que o benefício seria pago.
Os deputados distritais se comprometeram em fazer um debate interno com os demais parlamentares para que, juntos, encontrem uma solução para o problema. Uma das sugestões ventiladas pelos próprios deputados foi a utilização das sobras das emendas parlamentares para pagamento das pecúnias.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oportunidade_de_emprego