O governador Rodrigo Rollemberg deveria tirar os dois últimos dias desta semana para discutir o apodrecimento do Lago Paranoá. Pare tudo! Pare tudo! Pare tudo! ...
Não há nada mais grave em Brasília do que isso.
Ele deveria transferir todo o governo, simbolicamente, para a margem do lago. E só sairia de lá quando houvesse uma proposta de solução.
Digo isso porque vivi drama semelhante na década de 80. Naquela época, o Lago Paranoá apodreceu. E a gente nem podia passar pelas pontes, de tanto cheiro ruim.
Na Redação do Correio Braziliense, discutimos esta emergência. O editor Fernando Lemos (saudade do FL!), propôs uma manchete assustadora:
BRASÍLIA FEDE
Assim mesmo, em letras grandonas, na primeira página. Foi um choque. Será que vale? Será que a cidade suporta?
Na época, o Correio era monstruosamente forte em Brasília. A posição proposta pelo genial Fernando Lemos seria constrangedora.
Até que criou-se consenso na redação. E a manchete passou, entrando na história:
BRASÍLIA FEDE
Os brasilienses acordaram para a emergência e o assunto virou prioridade.
Pouco tempo depois, assumi cargo estratégico no Governo do DF (Roriz, 1988).
Levei comigo Fernando Lemos, o autor da manchete BRASÍLIA FEDE. Finalmente, a gente estava no poder (não mais numa redação de jornal).
No governo, nos encontramos com gente vibrante, como Fernando Leite, Newton de Castro, Ivelise Longhi (creio que Arruda também) e muitos outros.
Juntos, contando com o entusiasmo do próprio Roriz, conseguimos mobilizar uma estrutura monumental para salvar o Lago Paranoá.
Dentro de algum tempo, as águas estavam limpas. Foram construídas duas caríssimas estações de tratamento de esgoto (Lago Sul e Lago Norte).
E esportes náuticos diversos nasceram e repercutiram no Lago de Brasília, onde hoje se situa a terceira frota náutica do Brasil.
Nos últimos meses, fala-se em até aproveitar a água do Paranoá para uso nas nossas torneiras.
Mas, assustadoramente, vem o governo Rollemberg nos informar, de repente, que o Paranoá está apodrecendo de novo.
Será que o Correio tem força para lançar uma nova manchete BRASÍLIA FEDE?
Será que adiantará alguma coisa?
Ou segue o enterro, sepultando nosso sonho de uma cidade diferente no mundo?
O governador Rollemberg precisa nos dizer se Brasília tem salvação. Já! (RENATO RIELLA)