23/11/2016 às 19h28min - Atualizada em 23/11/2016 às 19h28min

ALUNOS CRITICAM PEC Justiça Federal suspende ordem de desocupação da UnB por 15 dias

Na segunda, juiz determinou saída de ocupantes em 48h; MPF recorreu

G1 DF

Faixas indicam ocupação de estudantes contra a PEC dos gastos na reitoria da UnB. ...

 

A Justiça Federal suspendeu nesta quarta-feira (23), por 15 dias corridos, o processo de desocupação da Universidade de Brasília (UnB). Com isso, fica suspenso o prazo de 48 horas para a liberação dos prédios, que tinha sido determinado na última segunda (21). A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que pediu uma discussão mais profunda sobre o tema.

 

Desde o último dia 31, grupos de estudantes ocupam diversos prédios da UnB, no campus Darcy Ribeiro e no campus Planaltina. Eles protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, em tramitação no Senado, que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, contra a reforma do ensino médio e os projetos Escola Sem Partido.

 

A decisão é do desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) Jirair Aram Meguerian. Na sentença, ele diz considerar a "possibilidade de solução pacífica da demanda, providência que deverá ser iniciada pela Magnífica Reitora da Universidade de Brasília, que tomará posse nesta quinta-feira".

 

O G1 entrou em contato com a nova reitora, Márcia Abrahão, mas não conseguiu retorno até a última atualização desta reportagem. A posse está prevista para as 18h desta quinta (24) e teve de ser transferida para o Instituto Central de Ciências (ICC), maior prédio da UnB, porque a reitoria está ocupada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »