28/11/2017 às 20h33min - Atualizada em 28/11/2017 às 20h33min

Orla do lago passa por reflorestamento

Mudas nativas ornamentais e frutíferas vão tornar o local ainda mais agradável

FELIPE CHIAVEGATTO
Ascom/Ocidental



A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho iniciou no mês de novembro um ambicioso projeto de reflorestamento completo da orla do Lago Jacob, com o plantio de mudas nativas e árvores frutíferas de espécies variadas. O objetivo, segundo o secretário da Pasta, Marizon Barreiros, é revitalizar o local e contribuir para o bem estar das pessoas que utilizam a orla para a prática de exercícios ou para lazer.
 
O início do trabalho se deu na orla sul do lago Jacob, próximo aos estacionamentos, e já continua na orla norte. Foram plantadas espécies nativas e árvores frutíferas como jabuticabeiras, mangueiras, amoreiras e muitas outras espécies. A intenção do Governo é oferecer, além de sombra e mais beleza no local, uma opção de alimentos saudáveis aos esportistas e crianças que são presença constante na orla.
 
A maioria das árvores plantadas já chegou crescida à orla. Ou seja, como foram plantadas já jovens não será necessário esperar tanto para ver o resultado da revitalização.
 
A ação também contribui para as medidas de redução do impacto da crise hídrica no município, uma vez que aumenta a permeabilidade do solo e permite a diminuição da temperatura no local. Para o prefeito, Fábio Correa, a revitalização da orla tem efeitos práticos, mas também visual. “O lago é um dos nossos cartões postais e ficará muito mais bonito depois dessa revitalização. Com isso contribuímos também para o equilíbrio do meio ambiente em nossa cidade”, explicou o prefeito.
 
AGOROFLORESTA
 
A técnica utilizada para a revitalização do Lago Jacob é conhecida como Sistema AgroFlorestal (SAF), onde são mesclados sistemas de agricultura e florestamento para fortalecer o ecosistema e evitar o uso de venenos ou agrotóxicos para garantir o crescimento natural das espécies.
 
Para fazer realidade o projeto de revitalização foi firmada uma parceria entre o Governo de Cidade Ocidental, a empresa Quebec Soluções e Tecnologia Ambiental, que doou pelo menos 5 mil mudas e o Viveiro Renascer que auxiliou no plantio e na implementação das técnicas específicas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »