30/11/2017 às 18h37min - Atualizada em 30/11/2017 às 18h37min

Novo Gama: Vereadores e “vereadores”

Vital Furtado

 
Nesta matéria, quero chamar a atenção para o verdadeiro papel do legislador, que se fosse exercido à risca ajudaria, e muito, a transformar a sociedade e o município.
 
*Vital Furtado

A maioria das pessoas vota para eleger seus vereadores pensando e querendo que eles façam tudo, desde a execução de ações até a doações no dia a dia. Muitas pensam que o vereador pode fazer obras como pavimentação, saneamento básico, construção de escolas, hospitais, creches, recuperação de estradas, aguadas, etc. Outras esperam que o vereador doe dinheiro, combustível, botijão de gás, remédio, materiais de construção, carregue mudança, libere veículos apreendidos, consiga empregos, entre outras coisas que não cabem a um mandato legislativo.

Infelizmente, grande parte dos vereadores corresponde a esta expectativa, principalmente quando se trata de ajudar seus eleitores e quando seu principal objetivo é garantir sua reeleição e seu bem estar, deixando bem claro que o individual está acima do coletivo. Nesse sentido, muitos vereadores, ao invés de ser um agente político, um legítimo representante do município, como diz a Constituição Federal e a Lei Orgânica de cada município, ele apenas legisla em causa própria ou se torna um assessor especial do prefeito – passando a defendê-lo de forma incondicional – não sabendo mais diferenciar o que é bom ou ruim para o município. 
Na defesa do seu mandato, ele elege algumas prioridades: 1º – a família; 2º – seu grupo político; 3º – seus mecanismos de corrupção para grilar terras e vede-las, 4º – parte dos salários a serdevolvido pelos funcionários de seu gabinete e, por último, fingem pensar no bem estar do povo e no desenvolvimento do município.
O vereador, porém, não deve representar apenas quem o elegeu, e sim a comunidade como um todo, mas este tipo de prática infelizmente ainda é o caminho mais fácil para a vitória nas urnas.
Assim, para o vereador que realmente desempenha seu papel, apresentando projetos de leis, pedidos de providências, indicações que vão beneficiar toda a população, independente de quem votou ou não; que faz representações no Ministério Público estadual e federal referentes às irregularidades da gestão; que solicita e cobra informações do Executivo, exigindo a transparência na gestão pública; que fiscaliza e julga se preciso; que tem o coletivo acima do individual; a sua reeleição é uma incógnita.
Na maior parte dos municípios, a Câmara é responsável direta pela má gestão de um prefeito ou, no mínimo, conivente, pois é pela Câmara que passam todos os projetos, que às vezes são bons ou não para o município. Mas para serem executados precisam da aprovação dos vereadores. É a Câmara que vota o orçamento anual, que suplementa, que autoriza a fazer empréstimos, que julga as contas do prefeito (aprovando ou não) e tem o poder de confirmar ou não o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios.
Na gestão pública de um município, tudo passa pelo poder legislativo, que pode propor ou emendar o que for votado, que pode fiscalizar o que não foi feito e julgar, condenando quando estiver errado. Se todos os agentes políticos agissem dessa forma, não tenho dúvida que a política seria o maior meio de transformação.
Dentro das características do vereador que o Novo Gam quer, parabenizo aqui os vereadores Pastor Cícero, Neto Dantas, Pelé e Christovam Machado pela belíssima atuação quando se trata de defender o interesse do povo e a moralização da coisa pública.
POR UM PODER LEGISLATIVO MAIS ATUANTE E INDEPENDENTE!
 
Vital Furtado * é Jornalista Filiado ao SJP/DF e FENAJ
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »