10/01/2018 às 07h22min - Atualizada em 10/01/2018 às 07h22min

A convite do PSDB, Ilda Peliz assume supersecretaria do GDF

Ela chega ao primeiro escalão do Palácio do Buriti sob as bênçãos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sigla à qual é filiada.

Caio Barbieri
Metrópoles

Ilda Peliz é a nova secretária de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Sedestmidh). O acerto foi comunicado nesta terça-feira (9/1), mas a reunião dela com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o ex-presidente do PSDB-DF, Márcio Machado, deve ocorrer nos próximos momentos. As negociações ocorreram desde a última semana, sem que se chegasse a um acordo.

 

 

Após incontáveis investidas de vários governadores e até mesmo partidos políticos, desta vez a ex-presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) decidiu aceitar o desafio de integrar pela primeira vez o Governo do Distrito Federal. Ela chega ao primeiro escalão do Palácio do Buriti sob as bênçãos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sigla à qual é filiada.

O nome de Ilda foi prontamente aceito pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que até se mostrou surpreso ao receber a indicação do ex-presidente do PSDB, Márcio Machado, na última semana. Para verificar a recomendação, Rollemberg ligou imediatamente para Ilda, quem confirmou a intenção de integrar o Executivo local. A decisão dela se deu após uma longa conversa com Rollemberg, para tratar principalmente sobre o orçamento da pasta, considerado insuficiente pela nova gestora. O governador prometeu estudar a viabilidade de melhorar a rubrica.

Procurada pela coluna, Ilda afirmou acreditar ter chegado o momento de unir experiências com o Executivo. “Minha responsabilidade, acima de questões políticas, é com Brasília, cidade que adotei, que me acolheu e à qual devo muito. Não participo de projeto de poder, estou aqui para um projeto de governo e contribuir para reduzir o sofrimento das famílias mais necessitadas”, frisou.

Sobre a intenção de ingressar na vida política, a ex-presidente da Abrace é objetiva. “Já tive várias oportunidades, de diferentes ideologias, e não aceitei. Desta vez, apesar de ter aceitado o convite, minha condição é de fazer um trabalho técnico e realmente direcionado ao social, área que precisa de atenção e que sempre dá boas-vindas a quem chega para somar”, disse.

Conforme o Metrópoles antecipou no início do mês, Ilda Peliz deixou a presidência da Abrace após 22 anos no comando da instituição. No entanto, nega haver relação entre as decisões. “Quem me conhece sabe que [eu] já vinha ensaiando deixar a presidência da Abrace há muito tempo, mas tinha a responsabilidade da inauguração da Ala 2 do Hospital da Criança. Com a confirmação de que será em abril, saí com a sensação de dever cumprido”, disse.

Dança das cadeiras No início do governo, a secretaria abrigou o hoje presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Joe Valle (PDT), mas ele decidiu retomar o mandato e costurar sua candidatura ao comando da Casa. Após a saída do pedetista, que hoje integra a oposição, outros secretários responderam temporariamente pela pasta, mas sem grandes projeções.

A Sedestmidh acabou no colo do PSDB. A primeira indicação foi a psicóloga Ludmila de Faro. No entanto, um constrangimento tirou a tucana do páreo. Gravada em reunião com discurso contra a gestão Rollemberg, Ludmila classificou o comando do socialista como “o pior governo que Brasília já viu”. Pressionada, Faro nem chegou a tomar posse. O PSDB passou a costurar outras possibilidades.

Mineira de Patrocínio, a nova secretária é bacharel em comunicação social e possui cursos de especialização, como MBA em marketing de serviços pela UFRJ, pós-graduação em políticas públicas e gestão de ONGs e, ainda, gestão hospitalar. Ela é aposentada do Banco do Brasil, mas ganhou notoriedade por conduzir, por 22 anos, a Abrace, entidade premiada pela luta em prol de crianças e adolescentes com câncer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »