13/01/2018 às 07h22min - Atualizada em 13/01/2018 às 07h22min

Denúncias contra Temer pesaram para rebaixamento do Brasil, afirma Maia

Na noite de quinta-feira (11), a agência de risco rebaixou a nota do Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento, com perspectiva estável.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), atribuiu o rebaixamento do rating do Brasil, por parte da agência de classificação de risco S&P Global, às denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. “O que pesou foram duas denúncias que atrasaram a votação da [reforma da] Previdência. De fato, o governo ficou fraco após as denúncias”, disse, reforçando que a Câmara "votou dezenas de projetos que ajudaram o Brasil a sair da recessão”.

Na noite de quinta-feira (11), a agência de risco rebaixou a nota do Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento, com perspectiva estável. A S&P argumentou que o país demora para implementar reformas que, na visão do mercado financeiro, reduziriam riscos fiscais do país, principalmente a da Previdência.

Após o rebaixamento, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reforçou para o mercado que o governo continua comprometido com as medidas de ajuste fiscal e com a reforma da Previdência. “O governo reforça seu compromisso em aprovar medidas como a reforma da Previdência, tributação de fundos exclusivos, reoneração da folha de pagamentos, adiamento do reajuste dos servidores públicos, entre outras iniciativas que concorrem para garantir o crescimento sustentável da economia brasileira e o equilíbrio fiscal de longo prazo”, destacou o texto.

Nesta sexta-feira (12), Maia afirmou que não seria hora de "encontrar culpados" e sim "construir o caminho para votar as reformas”. Maia ainda comentou as declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que teria responsabilizado o Congresso pela situação, segundo o blog do jornalista João Borges. “Resposta de um candidato, uma pena”, disse Maia ao lembrar que o ministro cogita se lançar à Presidência da República pelo PSD.

“Deputados e senadores votaram dezenas de projetos fundamentais entre eles reforma trabalhista, terceirização e recuperação fiscal. Com os projetos aprovados pelo Congresso, a economia saiu da recessão, a taxa de juros chegou a 7% e a inflação ficou abaixo da meta. Continuamos nossos esforços a favor das reformas e do Brasil”, completou Maia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »