24/01/2018 às 18h28min - Atualizada em 24/01/2018 às 18h28min

Pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta quarta-feira (24/01), durante a entrega de ônibus da nova frota do sistema de transporte público do DF

Após cumprimentar as autoridades e o público presentes, o governador proferiu o seguinte discurso:

Assessoria de Comunicação Social

 

É uma alegria muito grande dar mais esse passo na modernização da mobilidade urbana do Distrito Federal. Aliás, nós fechamos o ano e estamos começando o ano com notícias muito positivas na mobilidade urbana do Distrito Federal. Tivemos, na semana passada, o anúncio e a formalização nesta semana da autorização para iniciar as licitações para a expansão do metrô em Samambaia e para a modernização do metrô. E quero dizer que estamos buscando, ainda, a autorização para fazer a expansão do metrô em Ceilândia. O projeto já está com o Ministério das Cidades, e também a expansão do metrô na Asa Norte, pois o projeto também já está no Ministério das Cidades, basta governo federal autorizar que nós vamos licitar para podermos iniciar tão logo licitado.

 

Nós tivemos um anúncio que tem repercutido muito positivamente, especialmente em Planaltina, aliás, que surgiu de uma reivindicação de moradores de Planaltina, da extensão do Bilhete Único de duas para três horas e, com isso, a gente percebe que o preço da passagem diminuiu para quem tem que pegar dois ônibus, três ônibus, dois ônibus e um metrô, enfim. Em Planaltina mesmo, quem pegava vários ônibus para o Plano Piloto, pagava até R$ 11 e hoje vai pagar R$ 5 para sair de qualquer ponto de Planaltina para vir para o Plano Piloto ou sair de qualquer ponto de Planaltina para ir a outro extremo de Brasília, que é Brazlândia ou Santa Maria, por exemplo, também pagando apenas uma passagem.

 

Nós já estamos com mais de mil ônibus com GPS. Até o final de fevereiro estaremos com toda a frota com a biometria facial. Isso significa uma modernização do transporte coletivo do Distrito Federal. Eu recebo diariamente os indicadores da segurança pública e tem me chamado a atenção que, até o dia de hoje, dia 24, nós estamos com uma redução de algo em torno de 40% em relação ao mesmo período do ano passado dos roubos em coletivos, isso já pode ser um indicador, já deve ser um indicador, segundo a secretaria de segurança, da redução dos assaltos em ônibus em função da utilização do Bilhete Único. E são indicadores extremamente importantes.  

 

Hoje nós estamos entregando mais 50 novos ônibus, inclusive adaptados para o uso de biodiesel, ou seja, ônibus que poderão ser abastecidos com biodiesel e fazendo toda uma reestruturação na cidade de Planaltina. Nosso objetivo, e faremos isso nas demais cidades tão logo seja possível, é reduzir o tempo que as pessoas gastam esperando ônibus para fazer o seu transporte, seja internamente em Planaltina, seja de Planaltina para o Plano Piloto.

 

É importante registrar que isso tudo ainda vai melhorar com as obras de mobilidade urbana que estão sendo realizadas. As obras do Trevo de Triagem Norte, a triplicação das vias ligando o balão do Torto ao balão do Colorado, as ciclovias que estão sendo feitas na Estrada Parque e na avenida que liga a Estrutural à Estrada Parque, a ciclovia que já foi inaugurada na DF-290, ligando Valparaíso com o Novo Gama e também a cidade Santa Maria e do Gama; e um conjunto de ações do governo para melhorar a mobilidade urbana no Distrito federal. Mas vai ter mais. Na semana que vem teremos outros anúncios, estamos muito próximos de anunciar uma reestruturação do Corujão que vai melhorar muito o transporte coletivo para os trabalhadores noturnos. Eu tenho um apreço especial pelo Corujão, pois tenho muita honra de ter sido o autor dessa lei quando era deputado distrital. Tenho certeza que tudo isso são medidas que se somam e garantem uma melhor qualidade no transporte coletivo do Distrito Federal.

 

Parabéns a toda equipe por essa renovação da frota. Tenho certeza de que quem ganha com isso é a população de Brasília que vai ter um transporte de melhor qualidade, que vai ser transportada com mais segurança, conforto e comodidade e, ao reduzir o tempo gasto na espera do transporte, vai poder ter mais tempo para ficar com a sua família, para desfrutar de seu lazer, enfim, para desfrutar como quiser. Parabéns a todos. Nós estamos muito felizes e agora convido a todos para conhecerem os novos ônibus que passarão a rodar e que vão atender melhor a população de Planaltina e de todas as cidades do Distrito Federal. Muito obrigado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »