Com o objetivo de promover a melhoria das cidades, força-tarefa do Governo de Brasília fica por duas semanas na região
(Brasília, 26 de janeiro de 2018) - Nesta segunda etapa, o programa Cidades Limpas, coordenado pela Secretaria das Cidades, passa a contar também com a vacinação antirrábica de cães e gatos, e o cadastramento de animais para posterior castração. Um novo parceiro também entrou no mutirão, a Fábrica Social. O órgão confeccionará uniformes para os servidores do programa.
Além das novas ações, os serviços de poda de árvore, tapa buracos, manejo ambiental e vistoria para o combate à dengue continuam e vão ocorrer durante as duas semanas em São Sebastião.
A operação esteve em São Sebastião em fevereiro do ano passado e volta agora ainda com mais intensidade. Na programação está prevista a revitalização da Feira Permanente, onde ocorrerá a melhoria na iluminação, ajustes no alambrado, poda das árvores, roçagem, pintura de meio fio e das vagas no estacionamento.
Na Quadra 305 do Residencial Oeste, onde há um espaço para atividades esportivas, o trabalho vai ocorrer para deixar o local mais seguro à comunidade. O perímetro vai receber poda, roçagem, pintura de meio fio e revitalização da iluminação com a implantação de cinco novos postes de luz.
A 30ª edição do Cidades Limpas vai contar com o apoio de 263 trabalhadores divididos por 21 órgãos. O lançamento acontece na próxima segunda-feira (29), às 8h30, no Estacionamento da Feira Permanente, no Conjunto 1 da Quadra 101. Os trabalhos seguirão até 9 de fevereiro.
“É importante dar ênfase também para o combate à dengue, uma vez que o programa vem ajudando significativamente na redução dos casos”, destaca o secretário das Cidades, Marcos Dantas. De acordo com o Boletim Informativo Epidemiológico da Secretaria de Saúde, foram 117 casos nas primeiras três semanas de 2016, caindo para oito no ano passado e reduzindo para dois no mesmo período neste ano.
Com o apoio do Cidades Limpas, os casos de dengue no DF diminuíram drasticamente: foram 3.945 casos prováveis de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período de 2016, a Secretaria de Saúde fez 17.490 registros. Em termos porcentuais, a redução foi de 77,4%.
Além da Secretaria das Cidades, a operação envolve também a Administração Regional, a Agência de Fiscalização (Agefis), a Base Aérea de Brasília, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar do Distrito Federal, a Defesa Civil, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran), a Diretoria de Vigilância Ambiental, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Polícia Civil do DF, a Subsecretaria de Integração das Ações Sociais (Fábrica Social), a Subsecretaria de Ordem Pública e Social, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, a Subsecretaria de Gestão da Informação e a Subsecretaria de Segurança do Cidadão.
Em 29 edições, o Cidades Limpas envolveu 4.613 trabalhadores de 19 órgãos do governo de Brasília. Nos 12 meses de atividades, foram usados 1.293 máquinas e equipamentos.
Até o começo de dezembro, haviam sido removidas 86,3 toneladas de entulho, desobstruídas 2,9 mil bocas de lobo e recolhidas 250 carcaças. Outras ações da iniciativa foram a emissão de 747 carteiras de identidade, a manutenção, a troca e o reparo de 2,4 mil unidades na rede elétrica e a poda de 15,7 mil árvores.
Recolhimento de inservíveis
Pneus, garrafas, tambores, tonéis, vasos sanitários, tanquinhos, máquinas de lavar roupas, geladeiras em desuso, embalagens de plástico, latas, vidros e demais descartáveis
30 de janeiro a 2 de fevereiro – Residencial do Bosque
5 e 6 de fevereiro – João Cândido
7, 8 e 9 de fevereiro - Centro
Campanha de vacinação antirrábica
Das 8h às 12h e das 13h às 17h
29 de janeiro - Feira Permanente de São Sebastião
30 de janeiro a 2 de fevereiro – Administração Regional de São Sebastião
5 a 7 de fevereiro – Posto de Saúde do Residencial Vitória
8 e 9 de fevereiro – Quadra coberta do Bela Vista