Bom dia. Quero dizer da minha profunda alegria de estar participando da inauguração de mais um Instituto Federal de Brasília. Acho que desses dez que já foram criados, eu participei da inauguração de muitos deles e digo com muita felicidade que ajudei muito na construção e na consolidação do Instituto Federal de Brasília.
Quando fui secretário de ciência e tecnologia para a inclusão social do Ministério da Ciência e Tecnologia, tive a oportunidade de viajar muito pelo país e visitei muito o Ceará, onde tem a maior rede de escolas técnicas do Brasil. Me impressionou muito quando fui a Limoeiro, onde tem um Cetec, e o que mais me impressionou é que 85% dos alunos que estavam no último ano do Cetec já saiam dali com o emprego garantido. As empresas já iam ao Cetec com antecedência para selecionar os alunos que iam trabalhar nas suas empresas. E como secretário, como deputado federal, como senador e como coordenador, várias vezes, da bancada federal, em todos os anos eu colocava emendas individuais e emendas de bancada para o fortalecimento, a consolidação e a ampliação dessa rede de institutos federais de Brasília. Fiquei muito feliz com a notícia de que 64% dos alunos formados pelo IFB estão trabalhando naquelas atividades que exerceram no instituto. Esse é um dado muito positivo.
Quero parabenizar a comunidade do Recanto das Emas porque quando soube dos cursos que tinham sido escolhidos pela comunidade, eu achei de uma felicidade tão grande, de uma originalidade, de uma singularidade, e o Recanto das Emas está se tornando e vai tornar um grande polo de arte e cultura do Distrito Federal porque com os cursos que estão aqui, de audiovisual, de produção e de edição, com o Céu das Artes que inauguramos no nosso governo aqui no Recanto das Emas, isso vai moldar uma vocação extremamente importante com o interesse dessa juventude pelas questões vinculadas à cultura.
Nós estamos vivendo em um mundo em que a indústria e a economia criativa vão ter um papel cada vez mais relevante na geração de empregos e oportunidades. Portanto, esse curso que vocês estão iniciando agora deu uma perspectiva de trabalho muito grande porque esse é um mercado que vai crescer, vai se modernizar cada vez mais, com o uso de novas tecnologias, com as redes sociais e, certamente, é um mercado que vai criar muitas oportunidades a todos vocês.
Eu estive aqui nesse espaço e vi um espaço de uma construção abandonada, com muito entulho, muito lixo e com uma utilização de forma totalmente inadequada como ponto de uso de drogas, enfim, um uso totalmente inadequado para um espaço desse. E foi uma decisão imediata de transformar isso num IFB, fazendo uma parceria entre o governo local e o governo federal, através do Ministério da Educação, para oferecer um equipamento da maior importância para a comunidade do Recanto das Emas. E me lembro que quando a gente veio, tem um terreno aqui do lado que era um galpão que uma cooperativa de catadores utilizava para fazer separação de material, mas me parece que não está mais utilizando, e eu disse que saindo daqui vou acionar a Terracap para saber de quem exatamente é esse terreno e, se for possível, nós vamos destinar esse terreno para o IFB para fazer um centro de cinema aqui porque, acoplado ao IFB, se tivermos a oportunidade de termos aqui um centro de cinema, uma alternativa de cultura para a cidade e, ao mesmo tempo, para fortalecer essa vocação cultural do Recanto das Emas, isso vai ser bom para todo mundo.
Quero parabenizar a todos que contribuíram para esse projeto. A gente fica muito feliz quando cumpre uma missão pública e por poder entregar um equipamento tão importante para a comunidade e que vai mudar a vida das pessoas, que vai criar um novo horizonte na vida das pessoas, portanto, o Recanto das Emas está de parabéns, o IFB está de parabéns, Brasília está de parabéns e nós estamos muito felizes por ter colaborado e estar compartilhando desse momento. Parabéns a vocês e muito obrigado.