19/02/2018 às 08h37min - Atualizada em 19/02/2018 às 08h37min

Wasny pede ampliação na convocação de orientadores(as) e alocação de coordenadores(as)

Eliane Araujo

 

O deputado Wasny e Roure, juntamente com um grupo de diretores de escolas, foi até o secretário de Educação, Júlio Gregório, na tarde desta quinta-feira (8), levar três pautas importantes. Ele pediu a ampliação da nomeação do número de orientadores (as), tratou da Portaria 561/2017 que trata do número de turmas atendidas para a alocação de coordenadores pedagógicos para as escolas e pediu informações sobre a construção de três escolas técnicas no DF.
Mais orientadores
Wasny pediu ao secretário que sugira ao Seplag (Secretaria de Planejamento) que faça um aditamento na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para possibilitar a ampliação do número de orientadores convocados. “Foram chamados apenas 40 e esse número é insuficiente devido à escassez de orientadores na rede. Há um déficit imenso”, destacou Wasny.  O secretário disse que foi difícil conseguir esse número, mas que dará uma resposta e vai se esforçar para atender.
No entanto o secretário admitiu a necessidade de mais orientadores nas escolas. “Eu concordo que há necessidade pois os orientadores devem estar dentro da proposta integrada. Eu tenho buscado e vou continuar tentando garantir esse avanço”, disse Júlio Gregório.
Mais Coordenadores Pedagógicos
Sobre a Portaria 561/2017, que trata das turmas e alocação de coordenadores pedagógicos, Wasny pediu a garantir a presença de coordenadores em todas as escolas, principalmente as rurais de Planaltina, que estão sem nenhum. O secretário disse que a Portaria foi construída coletivamente, mas se comprometeu em fazer uma reavaliação e pediu que a Segep (Subsecretaria de Gestão dos Profissional de Educação), faça um estudo.
Os diretores de escolas de Planaltina que estava presentes relataram as dificuldades e a necessidade. Segundo Jefferson Soares, diretor da Escola Classe Frigorífico Industrial, de Planaltina, “é extremamente importante para garantir que o ensino seja de boa qualidade”.
Outros  diretores relataram que mesmo em escolas que agora são em tempo integral na área rural, não contam com coordenadores. Diante das exposições feitas Wasny pediu que o secretário seja sensível aos pedidos e o secretário disse que “vão lançar um olhar para atender o máximo possível”.
Mais Escolas Técnicas
Wasny também pediu informações sobre a construção de três escolas técnicas no DF, dentro de um convênio estabelecido com o MEC ainda no governo Agnelo. Uma delas já ficou pronta: o Centro de Educação Profissional Articulado do Guará. Mas o parlamentar questiona sobre o andamento da construção das outras três que foram garantidas para Santa Maria, Paranoá e Brazlândia. O secretário informou que os processos estão em fase de licitação mas que todas as três escolas estão 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »