12/03/2018 às 15h09min - Atualizada em 12/03/2018 às 15h09min

Secretaria de Saúde duplicará oferta de radioterapia no DF

Pasta pretende zerar a fila de pacientes até agosto deste ano

Assessoria de Comunicação Social

As vagas de radioterapia para pacientes com câncer serão duplicadas na rede pública de saúde do Distrito Federal. A capacidade de atendimentos será ampliada pela Secretaria de Saúde, de aproximadamente 150 para 294 vagas por mês.

A ação permitirá, em seis meses, zerar a fila pela terapia, que já foi reduzida nesta gestão de 1000 para cerca de 300 pessoas, uma queda de 70%.

O aumento da capacidade de atendimento está previsto em um acordo realizado pela Secretaria de Saúde e a Justiça Federal, na terça-feira (6). Com isso, a intenção da pasta é que até agosto todos os pacientes sejam atendidos em até 60 dias.

A previsão é de que o Instituto Hospital de Base (IHB) eleve o número de vagas de 25 para 60, e o Hospital Universitário de Brasília (HUB), que tem contrato com a secretaria, de 25 para 40. Já o Instituto de Radioterapia de Taguatinga (IRT), que é credenciado e oferece 15 vagas atualmente, ampliará para 25. O Hospital Santa Lúcia, também credenciado, oferecerá mais 84 vagas. A pasta também renovou um contrato com o Sírio Libanês para realizar 1,2 mil tratamentos em três anos, ou seja, 400 por ano.

"Estamos perto de resolver um dos maiores problemas da atenção oncológica de Brasília. O entrave foi o fim dos contratos com clínicas privadas, dos quais a Secretaria de Saúde dependia, no início de 2015, por recusa dos fornecedores em razão de dívidas deixadas pelo governo anterior", justificou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

Segundo ele, o contrato com do IRT já foi assinado e os pacientes já devem ser beneficiados. Já o HUB aumentará a capacidade com o recebimento de um médico de radioterapia que será enviado pela Secretaria. No IHB, serão contratados novos técnicos de radiologia em radioterapia nos próximos dias. Por fim, o contrato com o Santa Lúcia será assinado ainda neste mês.

"Além disso, fizemos um planejamento de longo prazo para termos novos aceleradores lineares em nossa rede, o que será suficiente para atender 4 milhões de pessoas", citou o secretário.

APARELHOS DE RADIOTERAPIA - De acordo com a Gerência de Oncologia, atualmente, há dois aceleradores lineares (equipamentos que realizam a radioterapia) no HUB e um no IHB. A ideia é que o IHB receba mais um aparelho por meio de um programa de expansão da radioterapia pelo Ministério da Saúde, que o HRT inicie ainda este ano a construção de uma estrutura para receber mais outro equipamento, e o Hospital Oncológico receba mais dois.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »