20/12/2016 às 19h05min - Atualizada em 20/12/2016 às 19h05min

Saúde adquire enzimas cardíacas

Objetivo é garantir a realização de exames cardiológicos de urgência

Assessoria de Comunicação Social

A Secretaria de Saúde assinou contrato para a aquisição de reagentes e locação de equipamentos utilizados na realização de exames de controle e detecção de infarto agudo no miocárdio e outras patologias cardíacas. A contratação, feita nesta segunda-feira (20), possibilitará o atendimento integral da demanda dos 12 hospitais regionais, estimada em 150 mil exames anuais. O investimento é de R$ 2 milhões.

 

A instalação dos equipamentos locados e o início da entrega dos reagentes deverá ocorrer no máximo em 35 dias corridos a partir da data da assinatura. O valor ficou abaixo do cálculo previsto para a licitação em R$ 1,1 milhão. Além da economia gerada com o novo contrato, a pasta vai suprir a falta dos reagentes marcadores cardíacos, que vinham sendo fornecidos de forma emergencial à rede desde 2008.

 

"Como se trata de serviço continuado, o contrato poderá ser prorrogado por um período de até 60 meses, assegurando a continuidade do atendimento à população com insumos e equipamentos modernos. Ainda assim, todos os anos os valores serão revistos para verificar se as condições ainda são vantajosas para a administração. Se houver redução dos preços de mercado, o contrato poderá ser renegociado", destacou a Subsecretária de Administração Geral, Marucia Miranda.

 

A empresa vencedora fornecerá equipamentos automatizados para a realização dos exames marcadores cardíacos para todos os hospitais regionais, assegurando a padronização da metodologia utilizada nos laboratórios da rede pública de saúde integralmente. "A partir de agora, todos os exames serão realizados por intermédio de um único modelo de equipamento, mantendo parâmetros de avaliação uniformes e confiáveis, tanto para o acompanhamento à saúde dos usuários, quanto para a qualidade dos serviços prestados pelo corpo clínico da SES", ressaltou o Secretário de Saúde Humberto Fonseca.

 

Os novos equipamentos são de uso dedicado, especificados para reconhecer diretamente os reagentes sem necessidade de manuseio ou substituição de frascos de amostras, permitindo a realização de exames marcadores cardíacos em até 20 minutos. As exigências do contrato também preveem manutenção preventiva periódica e o atendimento às chamadas técnicas em um prazo máximo de quatro horas. Eventuais substituições de equipamentos defeituosos deverão ocorrer em até 24 horas, sem qualquer ônus para a instituição.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »