20/12/2016 às 19h08min - Atualizada em 20/12/2016 às 19h08min

Serviço de atenção domiciliar leva Papai Noel aos pacientes

Ação faz parte do processo de humanização do atendimento

Assessoria de Comunicação Social

O veículo que transporta a equipe de atenção domiciliar da Região Centro Norte entra no quintal de uma residência da zona rural próxima ao Bairro do Taquari para mais um atendimento. Mas o que seria uma simples atividade de rotina logo se transforma com a algazarra das crianças do local, surpreendidas por uma visita surpresa do Papai Noel. Na verdade, o motorista José Carlos Leal, vestido de bom velhinho para celebrar o Natal e animar o fim de ano dos os pacientes atendidos pelo programa.

 

"Planejamos as visitas com o nosso Papai Noel para a semana que antecede o Natal, aproveitando o cronograma de atendimentos aos domicílios e, ao mesmo tempo, distribuindo presentes para os usuários e seus familiares, todos frutos de doações da comunidade. Algumas dessas visitas terão a presença especial do grupo que integra o Projeto Remédio Musical, uma ação beneficente que leva música a diversas instituições de saúde", informa a médica Vanessa Vasconcelos Carvalho, gerente do Serviço de Atenção Domiciliar da Região Centro Norte.

 

Durante a semana natalina a equipe está visitando mais de 40 domicílios, além dos 15 pacientes atendidos na Casa do Ceará – instituição filantrópica sediada na Asa Norte. A usuária Lydia Cordeiro, que é cuidadora do pai, Cícero de Assis Ferreira, atendido pela equipe multiprofissional do programa em virtude de um acidente vascular cerebral, aprova a iniciativa. "Isso é muito bom, pois alegra o ambiente", diz, enquanto observa as crianças enfileiradas aguardando o momento de receber os presentes inesperados.

 

"O atendimento da equipe é excelente. Recebemos toda a orientação para cuidar do meu pai, pois ele não pode mais se levantar da cama, além de alimentos, remédios e todo o material para a sua manutenção, como gazes e fraldas", relata a cuidadora. "Como parte do propósito a que se destina o programa, no que se refere ao acompanhamento multiprofissional voltado para a saúde integral do indivíduo e para a melhoria da sua qualidade de vida, buscamos celebrar algumas datas comemorativas, como essas ações no Natal", explica a gerente do Serviço.

 

ATUAÇÃO - O Serviço de Atenção Domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar a outras modalidades de atendimento já existentes. São ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com o propósito de diminuir a demanda por atendimento hospitalar e/ou reduzir o do período de permanência de usuários internados, humanizar a atenção e ampliar a autonomia dos usuários.

 

Essa modalidade assistencial é realizada por uma equipe multiprofissional de saúde que presta assistência em domicílio a pessoas com quadros clínicos crônicos e agravados. Os usuários são selecionados de acordo com os critérios do Programa de Internação Domiciliar, dentre os pacientes estáveis e dependentes de um cuidador que possa auxiliá-los nas atividades do dia-a-dia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »