12/04/2018 às 21h21min - Atualizada em 12/04/2018 às 21h21min

PROS: a incubadora de aluguel na mira do MPF

Por Mino Pedrosa

 

 

 

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) andava no fio da navalha. Hoje o Ministério Público Federal (MPF) investiga e se aprofunda na denúncia contra Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, presidente nacional do partido pela prática de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

As negociatas entre o presidente do PROS com o governador Rodrigo Rollemberg, a família de Eliana Pedrosa e a família Roriz saiu das quatro paredes e chegaram com exclusividade no site Quidnovi.com.br. O deputado sem mandato Manuel Neto, representante da família Roriz, vendeu a candidatura de Joaquim Domingos Roriz Neto, por três milhões de reais. Na bagagem foi fechado também um compromisso de 200 mil reais mensais para a candidata Eliana Pedrosa que se diz opositora a Rollemberg.

Na verdade esse balaio de gatos esconde uma estratégia montada pelo governador Rodrigo Rollemberg que será colocada em prática em breve. Eliana Pedrosa além do fundo partidário que vai turbinar uma campanha de vice-governadora está recebendo também um mensalão para garantir o acordo firmado.

Rollemberg não é tucano, mas, acerca de três meses levou o PROS no bico, transformando o partido em incubadora de aluguel. De cegonha, Dona Weslian Roriz, matriarca da oligarquia , mandou um recado ‘cifrado’ para o grupo rorizista: “não serei candidata a nada”.

O ex-governador, Joaquim Roriz, com a saúde debilitada ocupa todo o tempo de D. Weslian que cedeu o nome da família para a reeleição de Rollemberg negociada pelo trio Manuel Neto, Jaqueline e Liliane Roriz.

Eliana Pedrosa, quatro anos sem mandato, percorreu todos os partidos oferecendo seu nome para uma candidatura majoritária. Mal sucedida, negociou uma falsa candidatura à sucessão de Rollemberg com a família Roriz às vésperas do fechamento da janela partidária pelo PROS. Na verdade toda essa negociata envolvendo cifras antecipadas ficarão mais claras quando Rollemberg oficializar o nome da vice-governadora na chapa da reeleição.

O velho cacique, ex-governador, Joaquim Roriz, sofre do mal de Alzheimer. Perdeu a memória. O que de certa forma lhe conforta, pois, se estivesse consciente certamente não iria permitir o absurdo em lançar Joaquim Neto a qualquer cargo público. Já que o jovem passa por um tratamento de recuperação em dependência química acerca de dois anos.

A família Roriz está investindo as ultimas fichas sem se preocupar com o império político construído pelo patriarca. Joaquim Neto, em tratamento e divide o tempo entre a clínica e a casa da família. Apesar de todo o desgaste com a gestão Rollemberg mantém o controle das articulações fundamentais para sua reeleição. Conhece as vaidades e as fraquezas de cada adversário e vem brincando com elas. O PROS está alinhadíssimo para a reeleição de Rollemberg assim como outros partidos que se dizem adversários no momento, mas, terão que se definir logo a frente pelo lado da moeda.

O ex açougueiro Manuel Neto, esposo da ex-deputada, Jaqueline Roriz, sempre viveu na sombra do mandato da deputada. Em 2008 patrocinou uma orgia na lancha da família com amigos e prostitutas contratadas que acabou com um fim trágico. Um dos amigos mergulhou no Lago Paranoá e desapareceu. Os bombeiros quando localizaram o corpo constataram morte por afogamento após ingestão de bebidas alcoólicas. O caso foi investigado pela polícia, mas, não trouxe consequências judiciais para Manuel Neto. No dia seguinte após o acidente Manuel viajou para o exterior para se encontrar com a deputada que havia feito uma cirurgia de correção facial. Retornando ao Brasil após a conclusão das investigações. O deputado sem mandato agora luta para eleger seu enteado e usar o mandato dele como sempre fez com Jaqueline. Inclusive sendo flagrado com ela recebendo propina do delator Durval Barbosa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »