30/04/2018 às 06h39min - Atualizada em 30/04/2018 às 06h39min

FREJAT GOVERNADOR E BUARQUE REELEITO. E O RESTO DEVE RALAR

Notibras

Se o brasiliense fosse às urnas hoje, o único candidato ao Palácio do Buriti garantido no segundo turno seria Jofran Frejat (PR). A simulação de uma pesquisa a que Notibras teve acesso neste fim de semana não prevê vitória no primeiro turno. O outro candidato sairia entre Rodrigo Rollemberg (PSB) e Eliana Pedrosa (Pros). No segundo turno, porém, Frejat sairia vencedor enfrentando quaisquer desses dois nomes

Para o Senado (serão duas vagas em disputa), Cristovam Buarque (PPS) teria sua reeleição garantida. Outros seis nomes disputariam a vaga remanescente, hoje ocupada por Hélio José (Pros, depois de ter passado por diferentes legendas).

Quanto a deputado federal, a renovação da bancada de oito cadeiras poderia atingir até 50%, uma vez que dos mais de 30 nomes consultados, quatro são detentores de mandatos e aparecem na lista dos 10 mais lembrados.
 

O levantamento também quis saber a intenção de voto do brasiliense para o Palácio do Planalto. Dos principais pré-candidatos deu Jair Bolsonaro (PSL) na cabeça, preferido por 29% do eleitorado, seguido por Lula (12% – PT), Marina (8% – Rede) e Ciro Gomes (PDT) com 3%.

A pesquisa é abrangente. Foi produzida entre os dias 23 e 26 deste mês para consumo interno de um grupo de empresários do eixo Rio-São Paulo com interesses diretos na capital da República.

Os números se assemelham muito aos apresentados pela Exata – Instituto de Opinião Pública, no início de março. A margem de erro é de 3% com confiança de 95% de acerto.

Para esse R-X foram ouvidas 2 mil 900 pessoas residentes no Plano Piloto e em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Os eleitores do sexo feminino são maioria (52% contra 48%), e representam as classes sociais de A a E.

O estudo reafirma que a performance de Rodrigo Rollemberg continua de mal a pior. Beira 52% no item péssimo e 19% ruim. Pouco mais de 6% consideram a gestão ótima, enquanto outros 22% dão nota regular.

Mas a situação do governador fica ainda mais delicada quando se observa que o índice de rejeição a ele atinge 83%. Ainda sobre Rollemberg, apenas 6% dos entrevistados manifestaram interesse em votar nele novamente, enquanto 77% não votariam de jeito nenhum. O percentual restante de 17% se mostra indeciso ou prefere manter reserva sobre o assunto.

Eliana é lembrada para o Buriti, Senado e Câmara. Foto/Divulgação

Pela pesquisa (toda ela estimulada, com o eleitor tendo em mãos um cartão com os nomes dos pré-candidatos ao Buriti, ao Senado, à Câmara dos Deputados, à Câmara Legislativa e à Presidência da República) Jofran Frejat é o preferido para o governo, destacando-se com 15%. Rollemberg e Eliana vêm bem atrás, com 5% cada um. Depois aparecem Alírio Neto (3,6 – PTB), Izalci Lucas (3,1 – PSDB), Joe Valle (2,7 – PDT) Paulo Chagas (2,1% – PRP) e Alexandre Guerra, do Novo, com 1%. O percentual restante é diluído entre outros candidatos com menor expressão.

No quesito rejeição de candidato ao Buriti, os dados são os seguintes (lembrando que Rollemberg é o campeão com mais de 80%): Eliana Pedrosa 26%; Izalci 24,2%; Frejat 23,1%; Alírio, 23%, Paulo Chagas 21%, Joe Valle 20, 4% e Alexandre Guerra 18%.

Para o Senado, Cristovam surge com 11%, Fraga (DEM) com 7%, está tecnicamente empatado com Chico Leite (Rede) e Eliana Pedrosa que aparecem com 6,5%, seguidos de longe por Paulo Octavio (PP), Wasny de Roure (PT) e Joe Valle. Os brancos e nulos batem na casa dos 60%.

Para deputado federal (são oito cadeiras) os 10 mais citados são Érika Kokay (6,6% – PT), Joaquim Roriz Neto (6% – Pros), Fraga (4,6%), Flávia Arruda (4,3% – PR), Izalci (3,8%), Eliana Pedrosa (3,3%), Filippelli (3% – MDB), Alírio (2,6%) e Rogério Rosso (PSD) com 2,4%.

Wellington Luiz estaria com a reeleição garantida. Foto/Arquivo Notibras

O levantamento ainda ouviu o eleitor sobre os candidatos a deputado distrital. Também na Câmara Legislativa a renovação deve ser alta. Dos atuais 24 parlamentares, apenas 10 deles aparecem entre os 20 numa lista de 100. Nenhum deles, porém, é citado por um percentual de eleitores superior a 2%.

Veja a lista dos 10 nomes com mandatos mais lembrados: Wellington Luiz, Rafael Prudente e Raimundo Ribeiro, todos do MDB, seguindo-se Robério Negreiros (PSD), Rodrigo Delmasso (Podemos), Joe Valle, Liliane Roriz (Pros), Chico Vigilante (PT), Ricardo Vale (PT) e Agaciel Maia (PR).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oportunidade_de_emprego