27/12/2016 às 12h49min - Atualizada em 27/12/2016 às 12h49min

Onze mulheres foram atendidas pelo mutirão de mastectomia total

Cirurgias aconteceram nos dias 21 e 22 de dezembro

Assessoria de Comunicação Social

Onze mulheres foram atendidas pelo mutirão de mastectomia radical (quando há a retirada total do seio) realizado pela equipe de Mastologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), em parceria com os residentes de Anestesiologia e Enfermagem em Centro Cirúrgico da Secretaria de Saúde. As cirurgias aconteceram nos dias 21 e 22 de dezembro e beneficiou pacientes que aguardavam na fila de espera, mas que apresentavam casos de urgência.

 

Ao todo, 34 profissionais participaram da ação de promoção à saúde. Na ocasião, foram disponibilizadas duas salas operatórias para a realização dos procedimentos. Segundo a coordenadora de Residência de Enfermagem em Centro Cirúrgico da rede, Jacqueline Gomes, as pacientes foram selecionadas no dia 17 de dezembro.

 

"Nosso principal objetivo foi oferecer o atendimento necessário a estas mulheres que dependiam de uma cirurgia de urgência para que consigam alcançar os resultados positivos em relação ao combate da doença", explica.

 

PRÓXIMA AÇÃO – Na primeira semana de janeiro de 2017 está prevista uma outra ação para atender mais duas pacientes que também aguardam na fila de espera por uma mastectomia radical. Será disponibilizada uma sala operatória para o dia da ação.

 

CIRURGIAS – Em dezembro de 2015, foram realizadas 24 cirurgias de histerectomia total, quando há a retirada total do útero. A ação aconteceu no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) durante uma semana e contou com a participação da Residência de Enfermagem em Centro Cirúrgico da rede.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »