09/05/2018 às 16h01min - Atualizada em 09/05/2018 às 16h01min

PMDF prende suspeito de liderar milícia que aterrorizava Planaltina

Jbr

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu, por volta das 17h30 dessa terça-feira (8), um foragido apontado como principal líder da milícia armada que aterrorizava o assentamento Zilda Xavier, em Planaltina. Ainda no início da manhã de terça, o grupo criminoso foi desmembrado na operação Terra Prometida, da Polícia Civil do DF.

De acordo com a PMDF, Samir da Cunha Silva Cordeiro foi encontrado nas proximidades de um açougue, em Sobradinho, após uma denúncia anônima. Ele foi preso e encaminhado à 16ª Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

Na operação desta terça, a PCDF prendeu 13 membros de uma quadrilha que articulava como uma espécie de milícia armada e cobrava pedágio em troca da paz dos moradores do Zilda Xavier.
 

Durante o seis meses de investigação, a polícia reuniu 121 provas documentais contra a quadrilha. De acordo com o delegado-chefe da 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina), Edson Medina, foram identificadas ao menos 20 ocorrências criminais relacionadas ao grupo.

“Foram pelo menos 80 vítimas. Eles cometiam crimes como latrocínio (roubo seguido de morte), homicídio, roubo, extorsão, corrupção de menores, incêndio doloso, furto, ameaça, apropriação indébita e grilagem de terra dentro do acampamento”, comenta.

Todas as 220 pessoas que moravam na área do assentamento, de 100 mil m², eram obrigadas a pagar uma taxa de aproximadamente R$ 500. A maioria dos presos já tinha passagens quando maiores e atos infracionais quando adolescentes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »