28/12/2016 às 19h46min - Atualizada em 28/12/2016 às 19h46min

Secretaria faz compra emergencial de 86 próteses de quadril

Material será o primeiro a ser rastreado por número de lote e fabricante

Assessoria de Comunicação Social

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou a compra emergencial de 86 próteses de quadril que irão garantir o reabastecimento da rede. A aquisição custou R$ 670.590,00, sendo que cada prótese foi comprada no valor de R$ 7.797,55. A medida foi publicada, nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 

De acordo com o coordenador de Ortopedia da pasta, Nicolay Kircov, a Secretaria irá implementar a rastreabilidade das próteses em dois momentos. Quando o material der entrada na SES e no prontuário médico que deverá conter a identificação da prótese. A mudança vai permitir maior controle, já que será possível saber para qual unidade de saúde foi destinado determinado lote, e também, em que paciente foi usado.

 

"Itens como número de lote, fabricante, fornecedor, data e método da esterilização, características técnicas do implante serão os meios de identificação das próteses que ficarão armazenadas na Farmácia Central, e só serão disponibilizas às Regionais quando forem demandadas. Antes, o material ficava armazenado nas unidades de saúde" explicou Nicolay.

Atualmente, há cerca de 20 pessoas internadas nas unidades de saúde da rede aguardando cirurgia desta especialidade. Nicolay explica que a mudança não trará prejuízos aos pacientes, já que este tipo de procedimento é agendado previamente, e o material será liberado pela Farmácia Central no mesmo dia que for demandado.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »