Pelo menos dois integrantes do diretório regional do PSDB decidiram protocolar, na cúpula nacional da sigla, um pedido de impugnação contra as convenções distritais marcadas pelo presidente local, o deputado federal Izalci Lucas, para 1º de junho. O documento é assinado pelo ex-deputado distrital Paulo Roriz (foto em destaque) e Ludmila de Faro, integrante da Executiva do PSDB-DF.
No pedido, os dois tucanos classificam o edital de convocação como “falho” e apontam supostos “equívocos” que, segundo eles, “põem em risco não apenas o PSDB-DF, mas o próprio projeto político do PSDB nacional”.
Entre os pontos listados, a dupla questiona o fato de se convocar eleições para o diretório sem que as zonais partidárias tenham sido escolhidas. Outro aspecto ressaltado é o não cumprimento, pela gestão Izalci, de prazos estipulados pelo estatuto tucano para as eleições.
O episódio é mais um capítulo das constantes resistências internas contra o atual comando regional da agremiação. Izalci Lucas tenta se oficializar como candidato ao Governo do Distrito Federal no grupo que atualmente reúne 12 partidos diferentes. Caso a Executiva Nacional acate o pedido dos filiados do DF, o projeto do deputado pode ser prejudicado.
Para Izalci Lucas, no entanto, a manifestação dos correligionários pode ser considerada “natural” no processo democrático interno. “Não há nenhum problema com isso. O estatuto já prevê esse tipo de questionamento. O importante é que a Executiva Nacional sabe da responsabilidade de o nosso partido protagonizar o processo eleitoral no Distrito Federal. O que a Nacional decidir, por nós, está decidido.”