Na disputa ao Senado, segundo aponta pesquisa do Instituto O&P, os eleitores estão ainda mais indecisos ou desinteressados do que na corrida ao Palácio do Buriti. O levantamento apontou que 60,5% dos cidadãos não pretendem escolher nenhum dos candidatos apresentados até agora. A resposta sobre por quem o entrevistado optaria, com direito a dois votos, a resposta foi: Cristovam Buarque (PPS), com 13,4%; Paulo Octávio (PP), com 8,6%; Chico Leite (Rede), com 8,2%; Alberto Fraga (DEM), com 8%; Eliana Pedrosa (Pros), com 7,3%, Rogério Rosso (PSD), com 6,8%; Leila do Vôlei (PSD), com 5,6%; Wasny de Roure (PT), com 4,6%; Joe Valle (PDT), com 3,5%; Alírio Neto (PTB), com 3,2%; Weslian Roriz (PMN), com 3%; Eduardo Brandão (PV), com 2,6%; Paulo Roque (Novo), com 2,4%; Chico Machado (PT), com 2,2%; Chico Sant'Anna (PSol), com 1,7%; Marivaldo Pereira (PSol), com 1,6%; Fernando Marques (SD), com 1,1%; Leany Lemos (PSB), com 0,9% e Wanderley Tavares (PRB), com 0,5%. A mesma pesquisa apontou que 49,7% dos eleitores ainda não optaram por candidatos ao Buriti.
Sucesso entre os homens
Os homens brasilienses preferem Jair Bolsonaro (PSL) como pré-candidato à Presidência da República. Entre os eleitores do sexo masculino, o oficial da reserva do Exército tem 32,4% das intenções de votos no Distrito Federal, segundo indica a pesquisa do instituto O&P, divulgada ontem pela coluna. Entre as mulheres, o percentual é de 15,5%. Bolsonaro alcançou um percentual médio de 23,4% e lidera as intenções de voto na capital do país.
Registro
Registrada no TSE, sob o número DF-04198/2018, a pesquisa O&P Brasil foi realizada entre três e oito de junho, com mil entrevistas. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
No aquecimento
A pesquisa do Instituto O&P, divulgada ontem pela coluna, deixou os integrantes do PSol animados, com o desempenho da pré-candidata do partido ao Palácio do Buriti. Nas redes sociais, circulou ontem uma propaganda com a seguinte mensagem: “Fátima Sousa 3,1%, na pesquisa O&P. Ainda no aquecimento! Imagina quando entrarmos em campo com nossas propostas para um DF melhor”.
Falta deslanchar
Se depender do desempenho do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) para alavancar sua candidatura ao Palácio do Buriti, o deputado Izalci Lucas (PSDB/DF) poderá enfrentar dificuldades. Ontem o tucano reafirmou em vídeo que Izalci é o nome do partido para o GDF. Mas, na pesquisa do Instituto O&P, Alckmin aparece com 1,5% das intenções de votos.
Muito longe da escolha do diretor-geral da Polícia Civil
Jofran Frejat (PR) nega rumores de que já escolheu ou tem em vista o nome de algum delegado para assumir a direção-geral da Polícia Civil do DF, em caso de vitória eleitoral. Alguns nomes têm circulado no meio político, em geral de delegados ligados ao deputado Laerte Bessa (PR/DF), ex-diretor da Polícia Civil e aliado de Frejat. “Eu me encontro com Bessa pelo menos duas vezes por semana, mas nunca tratamos disso. Ele sabe que não é hora para pensar antecipadamente em composição de governo. O momento é outro”, diz Frejat. Sobre o processo de escolha, agora Frejat diz: “Vou respeitar a lista tríplice (para diretor-geral), se for boa”. Um grupo de delegados tem conversado com o pré-candidato. Daí pode sair um nome, caso Frejat seja eleito.
Detran e Polícia Civil integrados
O Detran/DF lavrou, na noite de terça-feira, o primeiro termo circunstanciado no sistema da Polícia Civil do DF. As duas instituições firmaram um convênio para facilitar o registro de ocorrências de menor potencial ofensivo. O projeto foi idealizado pelo delegado George Couto, diretor do Departamento de Inteligência e Gestão da Informação (DGI), da Polícia Civil do DF. “Não tenho notícias de outro modelo no país”, afirma George. Os agentes do Detran autuaram um motorista pelo crime de violação da suspensão do direito de dirigir. O caso passou por um delegado, por meio de uma delegacia que funciona eletronicamente, e agora será encaminhado ao Poder Judiciário.
Siga o dinheiro
R$ 1.626.174,70
Valor do pregão eletrônico do GDF para compra de gêneros alimentícios, como café torrado e moído e em grãos, para atender todo o complexo administrativo do DF.
Um pouco de Brasília na Rússia
A exposição Brasília — Da utopia à capital, que levou um pouco da história da capital a oito países, chegou à sede da Copa do Mundo. A mostra ficará em exibição em Moscou de 3 a 31 de julho, depois de ser visitada por mais de 300 mil pessoas em países como Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Índia e França. A exposição tem curadoria de Danielle Athaide e traz mais de 300 itens sobre Brasília, entre fotografias, vídeos, mapas, objetos históricos, maquetes e esculturas, de coleções públicas e privadas.
A pergunta que não quer calar….
O percentual de abstenções e votos nulos vai desequilibrar o resultado das próximas eleições?