28/07/2018 às 14h07min - Atualizada em 28/07/2018 às 14h07min

PSB-DF confirma Rollemberg ao Buriti e apoio a Ciro Gomes

Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, oficializou a candidatura à reeleição neste sábado (28/7), por aclamação, durante convenção do diretório distrital do PSB. Além do chefe do Executivo local, também foi oficializada a candidatura majoritária ao Senado da ex-secretária de Orçamento, Planejamento e Gestão do GDF, Leany Lemos. O partido também anunciou apoio a Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República.

Durante a convenção, o PSB anunciou 35 candidatos a deputado distrital e 7 a federal. Entre os nomes estão ex-membros do primeiro escalão da gestão Rollemberg. À Câmara dos Deputados vão concorrer o ex-secretário de Cidades Marcos Dantas; a ex-secretária especial de Assuntos Estratégicos Maria de Lourdes Abadia e a ex-secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos Raíssa Rossiter.

Já a lista de candidatos à Câmara Legislativa traz a ex-secretária de Esporte, Turismo e Lazer do GDF Leila Barros; o ex-secretário de Ciência e Tecnologia Thiago Jarjour; e o ex-secretário de Relações Institucionais Igor Tokarski. À reeleição na CLDF concorrem os deputados distritais Luzia de Paula e Juarezão.

 

Vice ainda é dúvida
O evento, ocorrido no Salão de Múltiplas Funções do Cave, no Guará, também contou com a participação dos presidentes locais da Rede Sustentabilidade, Chico Leite, e do Partido Verde, Eduardo Brandão. Ambas as siglas confirmaram apoio ao projeto de reeleição de Rollemberg. Também foi confirmada a candidatura de Chico Leite ao Senado na segunda vaga da coligação. A intenção deve ser confirmada na convenção local da Rede, no dia 2 de agosto.

Não houve anúncio oficial quanto à candidatura de vice-governador. Em conversa com jornalistas após discurso, o governador afirmou que o partido ainda está finalizando o processo de coligações mas que, no momento, o mais provável é que a vaga seja ocupada por Eduardo Brandão.

Em discurso a apoiadores, Rollemberg criticou gestores anteriores e afirmou, que no primeiro mandato, “modernizou e arrumou a casa”. Caso seja eleito, prometeu, vai garantir melhorias para a vida dos brasilienses. “Se conseguimos fazer tudo o que fizemos com a situação em que Brasília estava, imagina o que conseguiremos com a casa arrumada”.

Em trecho destinado especificamente aos servidores públicos locais, classe que faz críticas veementes à gestão do socialista, o governador disse que os salarios estão sendo pagos em dia, diferente de outras unidades da federação.

“Modernizamos a máquina e com tranquilidade podemos dizer que vamos melhorar a vida dos servidores do DF assim como de todos os moradores da capital”.

Nacional
A análise de apoio à candidatura de Ciro Gomes ao Planalto foi proposta por Rollemberg durante discurso. Segundo o governador, ele é a melhor alternativa à polarização entre PT e PSDB.

Enquanto no DF o PSB vai apoiar a candidatura do pedetista, em âmbito nacional o partido ainda de encontra dividido entre apoiar Ciro, o PT ou liberar os diretórios regionais. Durante a convenção no DF, o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, afirmou que o PSB vai “estar do lado certo” durante a campanha presidencial e terá sua cota de responsabilidade


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »