29/07/2018 às 21h38min - Atualizada em 29/07/2018 às 21h38min

PF acha extrato de empresa ligada a Porto de Santos com amigo de Temer

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, coronel Lima estava em posse de documentos de transações financeiras da Votorantim

Metrópoles

Agentes da Polícia Federal encontraram com o coronel aposentado da PM João Baptista Lima Filho um extrato da empresa Votorantim, com atuação no Porto de Santos, São Paulo. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. Amigo do presidente Michel Temer, Lima é um dos investigados no inquérito que apura possíveis irregularidades na aprovação do Decreto dos Portos.

Segundo a reportagem, o extrato foi encontrado durante a Operação Patmos, no ano passado, e traz registros de pagamentos do Grupo Votorantim no exterior. Os documentos trazem registro de uma transação feita há dois anos, em dólares, que em valores atualizados representam R$ 8 milhões.

O nome da Votorantim aparece em uma planilha de 1998 que, para a PF, trata de pagamentos ilícitos feitos por empresas do setor portuário a políticos. O documento é a base da investigação do Decreto dos Portos.

À Folha, a empresa afirmou que o extrato é referente a uma transação de compra de zinco e não sabe porque o documento estava com o coronel Lima (em cadeira de rodas na foto em destaque). Já a defesa do PM aposentado negou todas as acusações, mas não se manifestou especificamente sobre o extrato.

Em março, o militar aposentado chegou a ser preso temporariamente durante a Operação Skala. Segundo as investigações, Lima seria operador de propina do presidente Michel Temer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »