16/01/2017 às 18h56min - Atualizada em 16/01/2017 às 18h56min

Inauguração do Aterro Sanitário de Brasília

Assessoria de Comunicação Social

 Nesta terça-feira (17), às 9h30, o governador Rodrigo Rollemberg inaugura o primeiro Aterro Sanitário de Brasília (ASB).  A unidade comporta 8,13 milhões de toneladas e receberá apenas rejeitos. O diretor técnico do SLU, Paulo Celso dos Reis, receberá os jornalistas às 8h30 para dar explicações técnicas e apresentar as instalações antes da inauguração.

 

Com investimento de R$ 44 milhões, o aterro foi construído com tecnologia para evitar contaminação dos lençóis freáticos e poluição sonora e atmosférica.  Com 720 mil metros quadrados, o espaço fica há pelo menos 2 km dos primeiros núcleos populacionais e a mais de 500 metros da primeira residência, superando as exigências técnicas para esse tipo de operação.

 

Inicialmente, o aterro receberá 900 toneladas de rejeitos por dia, equivalente a um terço de todo lixo domiciliar coletado no Distrito Federal. O restante do material continuará sendo depositado no Lixão da Estrutural até que as sete centrais de triagem de resíduos sólidos fiquem prontas. Atualmente, dois centros estão em operação e o restante está em fase de licitação. Quando for desativado, o Lixão receberá apenas resíduos da construção civil, material inerte que não contamina o solo.

 

ServiçoInauguração do Aterro Sanitário de Brasília

Horário: 9h30 (apresentação técnica para a imprensa às 8h30)

Local: DF-180, KM 43 – Samambaia (ao lado da Estação de Esgoto da Caesb)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »