03/08/2018 às 21h06min - Atualizada em 03/08/2018 às 21h06min

PROS PAGA 40 MIL REAIS POR PESQUISA ONDE ELIANA LIDERA

Notibras

Com Jofran Frejat (PR) fora da disputa, a candidata Eliana Pedrosa está liderando a corrida ao Palácio do Buriti. É o que indica pesquisa contratada pelo Pros (partido da ex-deputada distrital) ao Instituto Dataplan. Levantamentos dessa natureza costumam custar entre 30 mil e 40 mil reais.

Embora exista desde 2012 – conforme consta em sua página na internet -, o Dataplan é pouco conhecido no cenário político. Sua especialidade é “pesquisas de opinião pública e pesquisa de mercado”. Para isso, usa “técnicas quantitativas, qualitativas e exploratórias”, retratando “diagnósticos confiáveis” capazes de auxiliar “nas decisões estratégicas dos clientes.”

Pelo levantamento, a candidata do Pros, que tem como vice Alírio Neto (PTB) aparece na pesquisa estimulada (quando os nomes de candidatos são apresentados em um cartão), com 13,8% da intenção dos votos. O número surpreende, uma vez que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) conta com apenas 7,2% e o general Paulo Chagas (PRP) vem em terceiro lugar com 6,1%.


Outro detalhe que gera questionamento é que a pesquisa omite nomes como Alberto Fraga (DEM), Izalci Lucas (PSDB) e Ibaneis Rocha (MDB). O argumento do Dataplan é que os três não tinham, então, definido suas candidaturas. Mas, como ponto controverso, inclui o nome de Rogério Rosso (PSD), que só há apenas 72 horas decidiu oficializar sua pré-candidatura.Analistas políticos colocam sob suspeição os números, quando comparados a outras pesquisas realizadas igualmente após a saída de Frejat da disputa. Ao menos em dois levantamentos, Rollemberg surge como o preferido do eleitor, beirando os 12%. Depois, religiosamente empatados, estão Eliana e Paulo Chagas, com 7,1% e 7%, respectivamente.

O próprio Rosso aparece com 5,7%, vindo a seguir Alexandre Guerra (Novo), com 4,1%; e Fátima Sousa (PSol), com 2,4%. O levantamento foi feito entre os dias 19 a 22 de julho. Brancos e nulos somam 33,2% dos entrevistados. Outros 24,7% não decidiram em quem votar. Foram ouvidos 1 mil 15 pessoas. O registro no Tribunal Superior Eleitoral recebeu o número 06260/2018.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oportunidade_de_emprego