18/01/2017 às 16h38min - Atualizada em 18/01/2017 às 16h38min

Vem aí o Comitê Distrital de Diversidade Religiosa

A instalação do comitê será no dia 20, às 16h, no Palácio do Buriti

Ascom da Sedestmidh

Na semana que marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado em 21 de janeiro, o Governo de Brasília consolida seus compromissos com esta área dos direitos humanos por meio da instituição e formalização do primeiro Comitê Distrital da Diversidade Religiosa – CDDR, na sexta-feira (20), no Salão Nobre do Palácio do Buriti, às 16h.

 

O CDDR será presidido pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos para ser um espaço de diálogo entre sociedade e Estado, atuando como colaborador no fomento à promoção dos direitos humanos para a diversidade religiosa, no combate à intolerância religiosa e na defesa da laicidade.

 

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído nacionalmente como resposta a um caso emblemático de intolerância religiosa, ocorrido na Bahia, no ano 2000, que levou ao falecimento da Mãe Gilda, sacerdotisa de Matriz Afrobrasileira, depois de ter seu templo e casa invadidos e depredados.

 

Nos dois últimos anos, foram registradas dezenas de casos em que templos foram depredados ou queimados, envolvendo a Prainha dos Orixás, templos de matriz afro-brasileira, templo espírita kardecista, ataque a mesquita do Centro Islâmico, à Igreja do Santo Daime, entre outros.

 

Formação

O Comitê Distrital de Diversidade Religiosa foi instituído por meio de Decreto 37.056/2016, no dia 13 de janeiro, com o objetivo de garantir aos cidadãos o direito constitucional à liberdade religiosa. Além das seis vagas de titulares da sociedade civil, o organismo é formado por outros seis representantes do Governo de Brasília, totalizando 12 integrantes.

 

Os representantes governamentais são indicados pelas Secretarias de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Cultura; Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais; Crianças, Adolescentes e Juventude; Segurança Pública e Paz Social; Educação, Esporte e Lazer.

 

A presidência do Comitê será exercida pelo representante da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Os 12 suplentes da sociedade civil e do Governo tomam posse das vagas em caso de afastamento permanente de um ou mais titulares.

 

Serviço
Cerimônia de apresentação do Comitê Distrital da Diversidade Religiosa – CDDR
Dia: sexta-feira – 20 de janeiro de 2017

Horário: 16h 
Local: Salão Nobre do Palácio do Buriti

 

Ascom da Sedestmidh  - 33483591

Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »