17/08/2018 às 21h28min - Atualizada em 17/08/2018 às 21h28min

TSE barra, de novo, tentativa de petista ir a debate

Do Plenário

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos rejeitou novo pedido do PT para autorizar a participação do preso Luiz Inácio Lula da Silva, vulgo Lula, no debate que será realizado nesta sexta-feira (17), na Rede TV, às 22 horas, com candidatos à Presidência da República.

Nessa quinta-feira (16), a participação do preso foi vetada pelo ministro, mas a defesa recorreu da decisão por entender que o detento poderia participar por meio de videoconferência ou vídeos gravados antecipadamente.

Na nova decisão, o ministro reafirmou que a prisão de Lula está relacionada a questões criminais, que não podem ser analisadas pela Justiça Eleitoral.

O condenado está preso desde 7 de abril, na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do caso do triplex em Guarujá (SP). Para o PT, como candidato registrado no TSE, Lula tem direito de participar do debate.

O preso estaria enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados. No entanto, o pedido de registro e a possível inelegibilidade precisam ser analisados pelo TSE. O pedido funciona como o primeiro passo para que a Justiça Eleitoral analise o caso.

(ABr)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »