22/08/2018 às 07h05min - Atualizada em 22/08/2018 às 07h05min

Para PF, organização criminosa no Ministério do Trabalho envolve 39

Inquérito foi encerrado nesta terça. Entre os envolvidos estão ex-titular da pasta, a deputada Cristiane Brasil e seu pai, Roberto Jefferson

A Polícia Federal concluiu nesta terça-feira (21/8) o relatório final da Operação Espúrio, deflagrada em maio, que apura um suposto esquema de venda de registros sindicais no Ministério do Trabalho. A informação foi divulgada pelo portal de notícias G1.

A reportagem lembra que, de acordo com as investigações, o suposto esquema cobrava propina de interessados em fazer o registro de sindicatos no ministério. Em contrapartida, as entidades furavam a fila dos pedidos e tinham os registros aprovados.

Segundo o G1, o relatório final aponta indícios de que 39 pessoas integravam uma organização criminosa com o objetivo de fraudar os registros. Entre os apontados pela Polícia Federal como integrantes da chamada organização criminosa estão:

– Helton Yomura, ex-ministro do Trabalho, apontado por investigadores como “testa-de-ferro” no ministério da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ). A defesa de Yomura afirmou que ele não cometeu nenhum ato ilícito e que “nega veementemente qualquer imputação de crime ou irregularidade”.

– Cristiane Brasil (na foto em destaque, com o pai, Roberto Jefferson), deputada (PTB-RJ). A assessoria da deputada afirmou em nota que ela não tem “ingerência sobre o ministro ou o ministério”.

– Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, ex-deputado federal condenado no Mensalão e pai de Cristiane Brasil. Em nota ao G1, ele afirmou não ter participado de qualquer esquema no Ministério do Trabalho, disse apoiar as investigações da Operação Registro Espúrio e que o partido coloca o ministério à disposição do governo Michel Temer.

– Paulinho da Força, deputado federal (SD-SP). O deputado afirmou que desconhece os fatos investigados.

– Jovair Arantes, deputado federal (PTB-GO). Ele disse que se posiciona “em consonância” com nota emitida pelo PTB, segundo a qual a direção do partido “jamais participou de quaisquer negociações espúrias”. Também são apontados como integrantes do suposto esquema, dois sobrinhos do deputado, Leonardo e Rogério. Segundo a reportagem, eles ocupavam cargos de chefia no Ministério do Trabalho e estão presos desde a primeira fase da operação, que foi deflagrada no dia 30 de maio.

– Wilson Filho, deputado federal (PTB-PB). O deputado disse, por meio de nota, não ter participação na concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho

– Nelson Marquezelli, deputado federal (PTB-SP) . O deputado disse em julho não ter “nada a temer”.

 

Ainda conforme o portal de notícias, os outros crimes apontados pela investigação, como corrupção, serão apurados em inquéritos derivados da Operação Espúrio.

Com a conclusão do inquérito, a Procuradoria Geral da República poderá oferecer denúncia se entender haver indícios suficientes para ocorrer a responsabilização criminal dos apontados como responsáveis. Se a PGR denunciar e a Justiça aceitar a denúncia, eles viram réus em ação penal.

Em julho, após a posse do ministro Caio Vieira de Mello, o Ministério do Trabalho suspendeu por 90 dias a concessão de registros sindicais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »