07/09/2018 às 05h52min - Atualizada em 07/09/2018 às 05h52min

Atentado contra Jair Bolsonaro: checamos em tempo real

Cristina Tardáguila e Natália Leal
por EQUIPE LUPA 06.SET.2018 | 17H42 |

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, foi esfaqueado na tarde da quinta-feira (6), durante um ato de campanha na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Bolsonaro recebeu atendimento médico no município e se recupera de uma cirurgia. Desde as 17h40, a equipe da Lupa está checando em tempo real as informações que circulam na internet e têm relação com o ataque cometido contra o presidenciável.

Esta publicação, que faz parte do projeto de verificação de notícias do Facebook, poderá ser atualizada a qualquer momento, ao longo das próximas horas

(Nota: Este material não pode ser republicado, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia da Lupa).

“O suspeito [de esfaquear de Bolsonaro] seria José Adélio Bispo de Oliveira, filiado ao PDT mineiro”
Informação divulgada por portais como FolhaMaxMetrópoles e LuisCardoso.Com.Br

 

FALSO

 

De acordo com informações oficiais, o nome do homem que foi preso em flagrante por esfaquear Jair Bolsonaro é Adélio Bispo de Oliveira – não José Adélio.

José Adélio Bispo de Oliveira, que aparece nas notícias analisadas, é de fato filiado ao PDT de Minas Gerais, mas não é o homem preso pela agressão a Bolsonaro. Trata-se apenas de um homem com nome muito parecido.

Uma consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que Adélio foi filiado ao PSOL do município de Uberaba, em Minas Gerais, de 2007 a 2014, ano em que pediu a desfiliação da legenda. A Lupa conferiu o título de eleitor informado na relação do PSOL, e ele confere com os documentos divulgados pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Em nota, o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, afirmou que o partido não deve responder pelo ex-filiado que atacou Bolsonaro. “Queremos que ele seja julgado no rigor da lei. Parece que é uma pessoa bem confusa. Se fosse ligado ao PSOL, seria minha responsabilidade. Como não é filiado, não acho que seja da nossa alçada”, disse. Anteriormente, o partido havia repudiado a agressão ao candidato e afirmado que se tratava de um grave atentado à normalidade democrática.

Lupa alertou os sites analisados. O Metrópoles alterou a informação.


Circula na internet foto que mostra Jair Bolsonaro entrando a pé num hospital acompanhada de legenda que levanta suspeita sobre o ataque cometido contra o presidenciável na tarde de hoje.

“Foto mostra o candidato que sofreu uma tentativa de homicídio entrando a pé no hospital”
Legenda da foto que está circulando na internet e que até as 18h do dia 6 de setembro de 2018 já havia sido compartilhada mais de 1,3 mil vezes

 

FALSO

 

A imagem analisada pela Lupa foi feita na manhã desta quinta-feira(6), quando Jair Bolsonaro fazia campanha em um hospital filantrópico da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer). Em seguida, ele foi a um hotel para um almoço com empresários locais. O registro não foi feito, portanto, após o atentado sofrido pelo presidenciável na parte da tarde.

O evento também foi filmado. Vídeos da visita matutina de Bolsonaro à Ascomcer também estão sendo usados para colocar em dúvida o atentado da tarde e criticar o candidato. Eles foram filmados horas antes do ataque.

Segundo o jornal Tribuna de Minas e o UOL, a ida de Bolsonaro à Ascomcer nesta manhã foi marcada por tumulto. Outras imagens da visita circulam nas redes sociais:

 


“Adélio Bispo de Oliveira é o nome de quem tentou matar Jair Bolsonaro em Juiz de Fora. Ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores”
Informações divulgadas por sites como Blog do Vava LuzBlog do Cleuber Carlos e 1News.com

 

FALSO

 

O homem que esfaqueou Bolsonaro nunca foi filiado ao PT. Entre 2007 e 2014, ele foi membro do PSOL.


“Veja o meliante [que esfaqueou Bolsonaro] aí”
Frase que acompanha foto falsa (aqui e aqui) que, até às 19h20 do dia 6 de setembro de 2018, já tinha mais de mil compartilhamentos no Facebook

 

FALSO

 

A foto analisa pela Lupa é numa montagem. Foi alterada para inclusão de Adélio Bispo de Oliveira, preso em flagrante por ter esfaqueado Jair Bolsonaro na tarde desta quinta-feira (6).

imagem original pode ser encontrada no site do PT e foi tirada pelo fotógrafo oficial do ex-presidente, Ricardo Stuckert, no dia 5 de maio de 2017. Naquele dia, ele prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba. A mesma imagem pode ser vista no site Conversa Afiada. Oliveira não estava presente na imagem.

Compare as imagens:

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Natália Leal
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »