12/09/2018 às 14h51min - Atualizada em 12/09/2018 às 14h51min

Violento, bando executou seis roubos de cargas no DF e Entorno

Quadrilha presa nesta quarta (12) assaltava motoristas nas estradas e vendia mercadorias a receptadores. Prejuízo às empresas é de R$ 500 mi

Metrópoles

Uma organização criminosa especializada no roubo de cargas foi alvo da Operação Pallum, deflagrada pela Polícia Civil do DF na manhã desta quarta-feira (12/9). Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária, cinco de preventiva e 13 de busca e apreensão em Santa Maria, Gama, São Sebastião, Planaltina, Valparaíso (GO), Novo Gama (GO). Pedregal (GO) e Luziânia (GO).

A investigação é da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos de Cargas da  Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri).  O grupo é acusado de ter cometido ao menos seis roubos em quatro meses, sendo cinco no DF e um no Entorno. O prejuízo total estimado é de R$ 500 mil

 

De acordo com a polícia, o grupo é estruturado e caracterizado pela divisão de tarefas. “A organização criminosa atuante no Distrito Federal e na Região do Entorno funcionava como uma verdadeira empresa, tendo sua base situada no Gama”, disse o coordenador da Corpatri, Marco Aurélio Vergílio. “Essa carga era armazenada em um depósito do grupo criminoso e, posteriormente, era vendida a pequenos comerciantes situados no Distrito Federal e Entorno”, completou.

As investigações indicaram que o grupo aliciava funcionários das empresas que eram vítimas da quadrilha para receberem informações privilegiadas, como a rota de entrega das mercadorias, valor da carga transportada, horário das distribuições, dispositivos de rastreamento do veículo, da carga e botão de pânico. Com essas informações, o grupo se reunia para cometer o roubo.

“Durante a execução dos delitos, os investigados usavam veículos produtos de roubo adulterados, armas de fogo, máscaras cirúrgicas, luvas e óculos escuros, estes últimos itens com objetivo de não serem identificados”, explicou o delegado.