20/09/2018 às 10h53min - Atualizada em 20/09/2018 às 10h53min

Vídeo: candidato passa mal em teste físico do concurso da PMDF e morre

Leonardo da Silva Oliveira chegou a ser levado ao Hospital Santa Marta, em Taguatinga, mas não resistiu

Metrópoles

Um homem de 31 anos passou mal durante o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar do Distrito Federal. Ele tentava concluir a prova de corrida, nessa quarta-feira (19/9), quando caiu e teve que ser socorrido. Leonardo da Silva Oliveira chegou a ser levado ao Hospital Santa Marta, em Taguatinga, mas não resistiu e faleceu na madrugada desta quinta (20).

Segundo página no Facebook, Leonardo morava em Ceilândia e trabalhava no Ministério da Saúde. Questionada, a PMDF informou que o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é responsável pelo cumprimento das etapas do concurso, entre elas o TAF.

A corporação informou, ainda, que lamenta profundamente “a triste notícia do falecimento do candidato que sonhava em ser PM e se solidariza com a família”. Procurado pelo Metrópoles, o Iades ainda não se posicionou sobre o caso.

 

Ricardo Oliveira, 37 anos, comerciante e irmão do Leonardo, criticou o TAF. Muito abalado, disse que o irmão tinha boa saúde, era ativo e sonhava em ser policial. “Ele não foi o primeiro a morrer num TAF. O teste é muito fora de proporção”, afirmou. De acordo com Ricardo, a PM precisa de pessoas humanas no cargo, não brutamontes para trabalhar: “Não precisam de gente bruta, mas profissional”.

Candidatos que participavam da prova afirmaram que Leonardo passou mal durante a quinta volta. Ele caiu no chão e deu um grito de dor. Segundo testemunhas, Leonardo teria sido retirado da pista em uma cadeira de rodas, desfalecido e pálido. Uma equipe começou a fazer massagens cardíacas nele.

Nesta quinta (20), alguns candidatos entraram em contato com a reportagem para reclamar o fato de os testes serem aplicados nos horários mais quentes do dia, principalmente no início da tarde.

Como funciona
Após a aprovação na prova escrita, os candidatos precisam passar pelo TAF. Os testes físicos previstos no edital PMDF servem apenas para eliminar aquelas pessoas que não cumprirem com o desempenho mínimo exigido. Basta ser considerado apto e o candidato poderá seguir adiante no processo seletivo da Polícia Militar.

As provas do teste de aptidão física são as seguintes:
– Teste em barra fixa
– Teste de flexão abdominal (tipo remador)
– Teste de corrida de 12 minutos
– Teste de natação de 50 metros

Aguarde mais informações


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »