Na reta final para as eleições, o candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB) intensificou agenda neste sábado (29/9). Pela manhã, esteve na Ceasa e no Paranoá, cidade em que fez caminhada na Avenida Central. Questionado sobre fazer referências ao ex-governador Joaquim Roriz, mesmo sendo oposição a ele, em seu programa eleitoral de rádio, Rollemberg disse estar dando continuidade a vários projetos iniciados pelo político.
Citou a expansão do metrô e a conclusão da obra de Corumbá IV. “Tem também as escrituras para os lotes dados por ele. Estamos consolidando e ampliando muitas das coisas feitas por ele”, afirmou. E completou: “Com toda franqueza, de todos os políticos que hoje disputam o GDF, eu me considero, de longe, a pessoa mais ligada ao povo, assim como o Roriz foi”
Roriz morreu na quinta-feira (27). Ele estava internado no Hospital Brasília, no Lago Sul, desde 24 de agosto, quando deu entrada com febre alta. Os médicos confirmaram a morte às 7h50, por choque séptico decorrente das complicações da infecção pulmonar, que resultou em falência múltipla dos órgãos.
Pesquisas
Mesmo estagnado e com alto índice de rejeição, conforme apontou a última pesquisa Datafolha, divulgada na sexta (28), Rollemberg disse confiar em avançar nas eleições. “Estou cada dia mais animado e tenho acesso a pesquisas que mostram indicadores diferentes. Estou confiante. Vou para o segundo turno”
Porém, a apenas oito dias das eleições, ele é o buritizável mais rejeitado, de acordo com o instituto: 52% dos eleitores disseram não votar nele de jeito algum.
Revitalização do Paranoá
Com santinhos em mãos e rodeado por cabos eleitorais, Rollemberg visitou estabelecimentos comerciais no Paranoá. O empresário José Queiroz de Miranda Junior, 50 anos, pediu a instalação de uma Vila Olímpica na cidade. “Podia transformar o quartel mirim em um local para ministrar cursos náuticos e, assim, fazer com que essa molecada contribua mais”, completou.
Durante a caminhada, o buritizável se comprometeu a revitalizar a Avenida Central e focar na saúde da cidade. “Já temos o projeto todo para essa renovação. Vamos, também, contratar mais médicos para o hospital do Paranoá e regularizar a área dos galpões”, prometeu. No fim do percurso, Rollemberg desceu ao subsolo de um restaurante da cidade para uma rápida reunião com soldados da Polícia Militar
“Viemos reivindicar uma progressão funcional mais rápida. Hoje, nossa carreira é toda travada”, pediu Sandro Cunha, 47 anos. O governador disse que irá avaliar a proposta, mas não chegou a se comprometer porque precisa conhecer os impactos da medida no orçamento.