O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (4/10) sua sétima rodada de pesquisa de intenção de votos da corrida presidencial. Segundo o levantamento, a tendência é haver um segundo turno entre Jair Bolsonaro(PSL) e Fernando Haddad (PT). A três dias do primeiro turno, o deputado federal segue na liderança com 35%. Enquanto isso, o petista registra 22%.
Ciro Gomes (PDT) continua isolado em terceiro lugar, com 11%. Em seguida, vem Geraldo Alckmin (PSDB): o tucano soma 8%. Candidata da Rede, Marina Silva manteve 4% das intenções de voto.
Confira, abaixo, a simulação para o primeiro turno com todos os presidenciáveis. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos:
Votos válidos
Segundo o Datafolha, Bolsonaro tem 39% dos votos válidos. Haddad, 25%; Ciro, 13%; e Alckmin, 9%. Marina Silva tem 4% dos votos válidos.
2º turno
O Datafolha também fez simulações de segundo turno. Em uma disputa direta entre Bolsonaro e Haddad, os candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. O presidenciável do PSL teria 44% contra 43% do petista.
Em um confronto entre Alckmin e Bolsonaro, novo empate técnico: o tucano venceria por 43% contra 42%. No embate com Ciro, Bolsonaro perde por 42%. O pedetista ganharia com 48%.
Em uma eventual disputa entre Alckmin e Haddad, o tucano levaria a faixa presidencial com 42%. O petista receberia 38% dos votos.
Rejeição
O candidato do PSL continua como o presidenciável mais rejeitado, segundo o Datafolha. São 45% dos eleitores que negam voto a ele. Haddad registra 40% de rejeição. Depois vêm: Marina (28%), Alckmin (24%) e Ciro (21%). Rejeitam todos, 2%. Votariam em qualquer candidato 2%. Outros 4% não souberam responder. Confira todos os dados de rejeição:
O levantamento foi realizado com 10.178 eleitores de 387 municípios entre os dias 3 e 4 de outubro. Encomendada por Folha de S. Paulo e TV Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02581/2018.