08/10/2018 às 17h56min - Atualizada em 08/10/2018 às 17h56min

FECHADAS AS URNAS DO 1º TURNO, COMEÇA A CAMPANHA DO SEGUNDO

arolina Paiva, Edição
Notibras

Mal terminou a apuração dos votos do primeiro turno das eleições, o tempo começa a correr para os candidatos que disputarão o segundo turno no dia 28. São apenas 20 dias de campanha para que Ibaneis Rocha (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB) conquistem os votos que garanta a um deles governar o Distrito Federal.

Alguns partidos agendaram para esta semana reuniões para saber de que lado ficar. Tanto Ibaneis como Rollemberg vão buscar apoios de quem caiu no primeiro turno. E para o lado que penderem Rogério Rosso (PSD), General Paulo Chagas (PRP), Eliana Pedrosa (Pros) e Alberto Fraga (DEM) pode ser decisivo na ora da escolha do eleitor.

Na sexta-feira, 12, quando os principais partidos tiverem definido os apoios para o segundo turno, começa o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Pelo Código Eleitoral, a partir de sábado (13) aquele candidato que ainda está na disputa eleitoral não poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito. Para os eleitores, a proibição só vale a partir do dia 23, quando não poderá haver prisão ou detenção, exceto em flagrante e por sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

 

A três dias do segundo turno, no dia 25, termina o período para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. Também será o último dia para partidos políticos e coligações indicarem os nomes dos fiscais e delegados habilitados a monitorar os trabalhos de votação.

Às vésperas do segundo turno, o dia 26 será o prazo final para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, assim como para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral. Os debates se encerram também nessa data.

Um dia antes das eleições, 27, ainda é permitida propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som. Até as 22h poderá ocorrer distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, no dia 28, as votações começam às 8h e vão até as 17h. Os partidos políticos têm até o último momento para solicitar, por exemplo, o cancelamento do registro do candidato que ele tiver expulsado.

A propaganda política em qualquer tipo de comunicação está proibida no dia das eleições. A divulgação de resultados de pesquisas de intenção de votos pode ocorrer desde que o levantamento tenha sido feito em datas anteriores ao dia da votação.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »