A Havan foi inaugurada em Brasília na manhã deste sábado (3/11), mas sem o ícone da loja, a réplica da Estátua da Liberdade que está na maioria das unidades da rede catarinense pelo país. O GDF negou a instalação do monumento, e a empresa aguarda a resposta de um recurso interposto.
A instalação da estátua de 35 metros foi vetada pela Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) porque ultrapassa o limite de 12 metros estabelecido pelo Decreto nº 29.413/2008.
O dono da Havan, Luciano Hang, estava presente na cerimônia de abertura da loja e discursou aos clientes.
Quero montar mais lojas em Brasília, principalmente para gerar mais empregos. Estou muito emocionado hoje. Essa é a loja número 117. Vou trabalhar pelo Brasil e pelos brasileiros "
Segundo a empresa, foram gerados 200 empregos diretos com a inauguração da nova unidade. O proprietário da marca terminou o discurso com o slogan “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e foi aplaudido.
Dono da Havan, Luciano Hang, na inauguração da loja em Brasília
Centenas de pessoas foram até a Havan de Brasília e muitas saíram da loja carregando grandes sacolas. Devido ao excessivo número de veículos houve retenção no trânsito próximo ao local, e a Polícia Militar foi acionada para organizar o fluxo de carros.
A todo momento, um locutor aconselhava os clientes a “tomarem conta de suas bolsas”. Apesar de haver boato de confusão na loja, o diretor de expansão da Havan, Nilton Hang, disse que não foi registrada nenhuma intercorrência.